Como saber quais telefones ligar em casos de emergência

Mantenha sempre perto de você os números de telefones de emergência.

Há certos números de telefone que são muito úteis para todas as pessoas. Infelizmente só nos lembramos deles quando uma emergência acontece. E nestas horas de pressa e urgência nem sempre ficamos calmos o suficiente para raciocinar e conseguir encontrá-los. Para começar, tenha sempre à mão os números dos telefones de vizinhos para qualquer ajuda. Até mesmo para as crianças eles podem ser úteis caso você não esteja em casa e aconteça alguma coisa. Abaixo seguem os principais números de emergência. Fixe-os em lugares que estejam visíveis para todos os moradores da casa. Anote:

Publicidade

SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
192 – 24 horas.
Se alguém estiver passando mal ou você flagrou algum acidente de trânsito ou de qualquer outro tipo, o 192 é o número indicado para as emergências médicas. Disque 192 e informe o problema.

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
0800 – 6429782 – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.
Este órgão é o responsável por fiscalizar os produtos e serviços que por algum motivo podem causar problemas com a saúde das pessoas. Quer anotar um exemplo bem prático? Um vidro de maionese com a data de validade vencida é motivo para denunciar a loja para a ANVISA. Ela irá até o estabelecimento e em alguns casos, poderá até interditá-lo.

BOMBEIROS
193 – 24 horas.
Casos de acidentes de trânsito, domésticos, fogo ou relacionados a animais, o atendimento dos bombeiros é imediato.

Publicidade

POLÍCIA MILITAR
190 – 24 horas.
Usado para qualquer situação que ameace a segurança pública. Chame em casos de roubos, sequestros, acidentes, ameaças e quaisquer outros assuntos relacionados.

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER
180 – 24 horas.
É utilizado em casos de violência contra a mulher. Quem precisar ligar para este órgão encontrará informações, apoio e encaminhamento a vários serviços para vítimas que sofreram com qualquer tipo de violência. Denúncias de cárcere privado e tráfico de mulheres também podem ser feitas através do 180.

DEFESA CIVIL
199 – 24 horas.
Em casos de desastres naturais como alagamentos, chuvarada, vendaval e riscos de desabamento, por exemplo, acione a Defesa Civil.

PROCON – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor
151 – de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Ligue para este telefone somente em casos de reclamações e denúncias contra compras realizadas através da Internet. As outras situações devem ser expostas diretamente nos postos do Procon.

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
0800 – 618080 – de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
Use este número para denunciar contra queimadas de áreas verdes, maus tratos de animais e comércio ilegal de animais silvestres.

CEATOX – Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo
0800 – 0148110 – 24 horas.

Acione este telefone em casos de ingestão de substância tóxica por acidente. O atendente prestará as informações necessárias e informará se é preciso socorro médico.

DIREITOS HUMANOS
100 – segunda a domingo, das 8h às 22h
Se você souber de algum direito humano que foi violado, ligue para o número 100. Denuncie casos de abusos sexuais, agressões físicas ou psicológicas contra crianças, adolescentes, terceira idade, homossexuais e moradores de rua.

Publicidade

Comente