Como saber se suas unhas estão saudáveis

As unhas estão descamando? Pode ser culpa da sua alimentação.

Esmalte é garantia de unhas bonitas, mas não saudáveis. Muitas deficiências orgânicas mostram seus sinais justamente nelas e é preciso ficar atento a qualquer alteração. Consulte um dermatologista e inicie o tratamento indicado sem demora. Veja os principais problemas que atingem as unhas e como fazer para deixá-las saudáveis novamente:

Publicidade

Unhas quebradiças

Se suas unhas estão quebrando com facilidade é sinal que estão mal nutridas. Certamente você está com déficit nutricional de proteínas, vitamina A e complexo B. Consuma alimentos que contenham zinco, iodo, ferro e cálcio. Hidrate as unhas e cutículas. Outros fatores que podem levar ao enfraquecimento delas são uso excessivo de esmaltes e formol, presente em certos fortalecedores. Quem trabalha com digitação sofre riscos de sofrer microtraumatismos. Para tratar, utilize medicamentos locais. Alguns removedores de esmalte contêm propriedades que podem auxiliar a deixá-las mais fortes.

Unhas encravadas

É um pesadelo para muitas pessoas. Preste atenção. Se a sua unha começar a curvar, corte-a antes que ela entre na pele. Evite esse desconforto cortando-as corretamente, ou seja, retas. Calçados fechados aumentam o risco de unhas encravadas, portanto opte pela comodidade sempre que comprar um sapato. No entanto quando simplesmente cortar a unha reta não resolve o problema, corra para um podólogo. Esse profissional fará o tratamento correto, aliviando bastante o problema. Em casos mais extremos, é indicado até mesmo cirurgias. Por isso corte a unha de forma certa.

Micoses

Acontece quando os fungos tomam conta das unhas e se alimentam da queratina existente nelas. A aparência fica bem feia, causando má impressão. O tratamento é local e bem lento, podendo levar meses. O importante é não parar com a aplicação da medicação e não compartilhar utensílios de manicure com outras pessoas. A situação piora quando o fungo atinge a matriz da unha. Nesse caso é necessário também tomar medicação oral por até quatro meses e a tópica por seis meses a um ano. Se você perceber que mesmo com todo o tratamento a micose não está retrocedendo, procure seu médico para rever o caso.

Publicidade

Unhas descamadas

A causa maior é a carência de proteínas, cálcio e vitamina A. Para melhorar a aparência das unhas invista em uma alimentação correta, com o auxílio de um nutricionista. Para ajudar, utilize medicamentos tópicos para deixá-las mais fortes. Se as unhas continuarem a descamar mesmo apesar de todo o tratamento, podem ser sinais de doenças. Consulte seu médico para um diagnóstico mais preciso.

Publicidade

Comente