Como saber se você está saudável através das unhas

Unhas bem aparadas e pintadas podem esconder algumas doenças. Remova o esmalte e descubra se você está saudável.

Estar com as unhas sempre pintadas, além de aumentar a chance de contrair fungos, também pode esconder uma série de doenças. Alterações na aparência pode ser sinal de deficiências nutricionais, inflamações, alterações metabólicas, fungos, infecções bacterianas, reações alérgicas e câncer de pele. Muitas pessoas desconhecem que as unhas podem revelar tantos males. Sabe aquela pintinha que apareceu no canto dela? Fique atenta, pois há indícios de ser uma doença grave. Leia o texto abaixo e examine suas unhas. Será que você está com a saúde em dia?

Publicidade

Unhas vermelhas

Surgiram pontinhos vermelho-escuros, cor de sangue, contornando as unhas? Você pode estar sofrendo com problemas de circulação ou de infecção do endocárdio, a membrana que envolve o coração. Unhas com manchas brancas e faixa transversal de tom avermelhado nas pontas podem sugerir cirrose hepática;

Unhas esbranquiçadas

Sabe a meia lua que você tem na base da unha? Se ela crescer e sua unha se tornar opaca pode ser problema de fígado, já que a albumina está alterada.

Manchas pretas

Muita atenção para pintinhas pretas. Um simples sinalzinho como esse começa pela cutícula e vai avançando pela unha. Não se deixe enganar. Pode ser um tumor, tanto benigno ou maligno, como o melanoma.

Publicidade

Amareladas

Quem é fumante costuma apresentar manchas amareladas nas unhas. Porém, se esse não for seu caso, é sinal de micose.

Unhas com listras

Cor roxa alternando com cor branca sugerem problemas no fígado.

Unhas azuladas

Unhas azuladas ou arroxeadas são comuns a pessoas que sofrem de doenças como enfisema, bronquite e asma, já que o sangue chega desoxigenado. A aparência é muito semelhante a quando as unhas estão roxas pelo frio.

Manchas brancas

Outro sinal de micose são manchas com formas arredondadas e esbranquiçadas ou com risquinhos.

Finas e frágeis

Uma dieta com carência de ferro e de vitamina A pode causar unhas quebradiças nos lados e descamação nas pontas.

Espessura

Unhas mais grossas e com furinhos semelhantes a um dedal pode ser sinal de psoríase.

Todos os sinais descritos acima não devem ser ignorados. Procure um médico imediatamente.

Para que suas unhas permaneçam sempre saudáveis, siga as recomendações abaixo:

– A cutícula evita contaminações, por isso é recomendável você não retirá-las;
– Viver com o esmalte nas unhas não faz bem. Faça uma pausa de poucos dias entre um esmalte e outro para sua unha poder respirar;
– Os cantinhos das unhas devem estar sempre cortados bem retinhos. Formatos arredondados são mais fáceis de encravar;
– Leve seu kit de manicure para o salão de beleza e os mantenha sempre esterilizados. Dividir com outras pessoas aumenta o risco de contágio de doenças, como a temível hepatite;
– Produtos de limpeza são verdadeiros vilões para as unhas e cutículas. Não dispense luvas de borracha na hora de lavar a louça.

Publicidade

Comente