Como saber seu peso ideal

Aprenda a descobrir seu peso ideal e ter uma vida mais saudável.

Alcançar o seu peso ideal é algo que realmente qualquer um gostaria, mas muitas vezes as pessoas nem mesmo sabe qual seria este peso, então, como chegar até ele? O primeiro passo é descobrir qual o peso ideal para você. Existem alguns métodos para calcular ele e estes métodos, em geral, levam em conta a idade, a altura e o sexo. Outros métodos podem ser mais específicos, levando em conta a massa muscular e porcentagem de gordura.

Publicidade

Os métodos

O Índice de Massa Corporal, mais conhecido pela sigla IMC, é a mais popular de todas as formas de se encontrar o peso ideal. Com dados referente a altura, peso e sexo você chegará a um número que irá definir qual é o seu peso adequado, não levando em conta a sua massa muscular.

Se o IMC que você encontrou ficou abaixo de 18,5 significa que você está abaixo de seu peso ideal. O seu peso ideal vai será quando o IMC estiver entre 18,5 e 25. Acima de 25, você está acima do peso e acima de 30 é considerado obeso. Entretanto, este método deve ser usado apenas como referência, visto que os músculos pesam muito mais que a gordura, pessoas mais musculosas podem ser consideradas obesas por este método, o que não é verdade.

Outro método é o de cálculo da gordura corporal, que é mais preciso, principalmente para aquelas pessoas que possuem bastante músculos. Para calcular, você pode recorrer a profissionais que utilizam um adipômetro, tornando o método mais preciso, mas também é possível fazer cálculos com base apenas na idade, peso e cintura. As mulheres saudáveis tem um percentual de gordura corporal na faixa de 25 a 31%, enquanto os homens ficam entre 18 a 25%.

Publicidade

O terceiro método é a relação cintura-quadril. O primeiro passo é calcular a menor parte da sua cintura, normalmente um pouco acima do umbigo. Depois você calcula a circunferência de seu quadril e divide um pelo outro. Mulheres abaixo de 0,8 possuem um menor risco de problemas cardíacos, enquanto que acima de 0,9 representa um risco considerável. Já os homens devem ficar abaixo de 0,9.

Conclusão

Você viu que existem muitos métodos para definir seu peso ideal e muitos deles podem inclusive serem realizados online, apenas preenchendo seus dados. Mas é claro que resultados precisos você só terá com a presença de um médico ou um educador físico em uma academia, pois eles possuem aparelhos e métodos de alta precisão.

Publicidade

Comente