Como se alimentar bem sendo diabético

Alimente-se bem mesmo sendo portador de diabetes. Confira o texto abaixo.

Quem sofre de diabetes sofre com algumas restrições alimentares. Mas nem por isto o portador desta doença deve deixar de comer o que gosta. Fazendo substituições inteligentes, é possível elaborar um cardápio saboroso e viver normalmente. O fundamental é preparar receitas com versões integrais. Por exemplo, se você adora arroz branco, experimente o integral. E para estimular você a fazer a troca, saiba que os produtos integrais garantem mais saúde e promovem o bom funcionamento do intestino. E então? Vamos elaborar um novo cardápio? Confira as dicas abaixo:

Publicidade

AÇÚCAR E MEL

Por conterem sacarose, estes dois ingredientes são proibidos para portadores da diabetes. Opte por adoçantes de estévia e sucralose. Use em sucos, vitaminas, chás e cafés. Você também pode preparar sobremesas, pães e biscoitos com a versão forno e fogão.

ARROZ INTEGRAL

Muitas pessoas estranham o sabor do arroz integral. Mas é apenas uma questão de costume. Misture com outros pratos e logo você estará acostumado e o achando ótimo. Além disso, esta versão possui uma boa quantidade de fibras e dá mais saciedade.

CEREAIS REFINADOS

Experimente misturar farelo de aveia e linhaça na sua vitamina. Além de ajudarem o intestino a funcionar melhor, a absorção de glicose pelo organismo será mais lenta.

Publicidade

LEITE INTEGRAL

Opte pelo leite desnatado. Ele possui menos gorduras na sua composição e a mesma quantidade de cálcio.

PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Refrigerantes e guloseimas são uma tentação, mas um risco à saúde. Estes produtos contém um elevado teor de sódio, podendo levar à hipertensão, até mesmo em crianças. Faça uma troca inteligente e inclua no seu cardápio alimentos naturais como legumes, verduras e frutas.

GORDURA EM DEMASIA

Para você que adora passar margarina ou manteiga além da conta no pão, cuidado hein? Este tipo de gordura de origem animal faz mal à saúde. Opte pelo azeite de oliva extravirgem e óleos de linhaça e canola.

SAL

Este sim é um dos grandes vilões para pessoas de todas as idades, sendo diabético ou não. Quem o consome em excesso corre o risco de sofrer de pressão alta, um dos fatores que contribuem para a diabete surgir. Que tal usar e abusar de temperos naturais? Alho, cebola, salsa, orégano, manjericão e alecrim são ótimas pedidas.

SUCOS

São super saudáveis e uma ótima opção para quem bebe refrigerante além da conta. Mas é preciso ingeri-los com moderação. Sucos normalmente alcançam, no seu preparo, a cota de 3 porções de frutas por dia, que é o máximo que o diabético pode consumir. Você sabia que um copo de suco de laranja possui glicose o bastante para fazer a glicemia subir? Modere no suquinho!

Publicidade

Comente