Como se apresentar numa entrevista de emprego

A imagem que você passa pode dizer ao seu chefe se você é qualificado ou não, por isso, muito cuidado.

A entrevista de emprego é o segundo passo para ingressar na empresa, já que o primeiro foi a seleção dos currículos. Mas, em uma situação como essa, a maneira como você se apresenta pode colocar tudo a perder e é por isso que dividimos em três dicas este artigo para te ajudar a passar uma boa imagem.

Publicidade

Se vista conforme manda o figurino

Não dá para vestir uma roupa social para uma entrevista de um bar na beira da praia. Nem dá para vestir as roupas que usa no dia-a-dia se está sendo entrevistada pela gerente da boutique mais chique da cidade. Por isso você deve conhecer a empresa que pretende trabalhar e se vestir de acordo.

Na maioria dos casos uma camisa social, uma calça de alfaiate e sapatos fechados é a melhor opção. Não precisa abotoar os botões da camisa até o fim, mas nada muito exagerado.

No caso dos homens, a camisa pode ter os punhos dobrados para entrevistas de pequeno porte, e uma gravata para áreas como a de Recursos Humanos, por exemplo.Sapatos engraxados são aconselháveis e não deixe o pescoço pingando porque passou muito gel ou creme nos cabelos.

Publicidade

No caso das mulheres, pode dobrar os punhos também. Um saltinho somado com uma maquiagem suave e os cabelos como preferir, contanto que estejam domados e sem pingar.

Nada de decotes em V bem cavados, apenas desabotoei ao ponto de te deixar confortável. Outro ponto a favor são as unhas. Já que a maquiagem está leve, jogue um vermelho nas unhas, pois passa a ideia de autoconfiança estável.

Acompanhe a roupa com um belo sorriso

A bela aparência contribui e muito para ser escolhido, mas um belo sorriso faz diferença sim senhor! Sorria com otimismo e esqueça todos os problemas que teve para chegar na hora. Para seu entrevistador não interessa se o carro quebrou, a gasolina acabou, o táxi não parrou… Ele quer ver o melhor que você tem a oferecer, então sorria como se aquela fosse a oportunidade da sua vida, sorria!

Tenha a postura de um vencedor

Apresentar-se com ar de um fracassado que está abraçando a chance como se fosse a última entre milhões já tentadas, é um erro completo! Os entrevistadores odeiam pessoas que passam a imagem de pena, pois não são as pessoas qualificadas para o cargo. Por isso emane confiança no andar, no sorriso, no jeito de se vestir, no aperto de mão – inclusive no aperto firme de mão – , e no timbre de voz.

Aja como se já conhecesse todos ao seu redor e que você só está ali para uma conversa de rotina, que um simples “você não serve para este cargo” não vai te abalar. A confiança em si mesmo faz com que o entrevistador, mesmo te dispensando, diga para si mesmo que se o vencedor não conseguir se manter, você é a melhor chance de acerto.

Conclusão

A maneira como você se apresenta é muito importante. Não seja arrogante, seja honesto e pense que vai dar certo. O pensamento ajuda com a última dica a mantêm mais estável.. Só não deixe de ser quem você é para não assustar seu chefe após a contratação e lembre-se: A entrevista é só o começo!

Publicidade

Comente