Como se cadastrar no programa Minha Casa Minha Vida?


PUBLICIDADE

Muito se tem falado sobre o programa do governo federal que permite às famílias de baixa renda financiar sua casa própria, porém poucas pessoas sabem como se cadastrar no programa Minha Casa Minha Vida.

Quando o município de residência da família oferece algum benefício como doação de terreno para construção das casas, por exemplo, um órgão de assistência social fica responsável por cadastrar as famílias a serem beneficiadas. Porém, para que o interessado não dique à mercê da boa vontade pública, o primeiro passo é procurar uma agência da Caixa Econômica Federal levando os documentos pessoais como identidade, CPF, certidão se casamento, se houver, comprovante de rendimento e de endereço.

As parcelas do financiamento partem de R$50 e não podem ultrapassar 30% da renda familiar, computada através da somatória da remuneração do casal.

A Caixa fará a análise de crédito e informará o valor disponível para financiamento, número e valor das parcelas a serem pagas.

A partir daí, começa a busca pela casa, que deve ser nova, sem ter servido de habitação anteriormente, ou então, a família poderá optar pela compra do terreno e construção da casa.

Assim que o imóvel for escolhido, a Caixa deve ser comunicada para que os engenheiros procedam com a vistoria. Se tudo correr bem, será elaborado um contrato entre a Caixa e o beneficiário e entre a Caixa e o vendedor.

Com a assinatura dos contratos, a Caixa paga o vendedor do imóvel e o entrega ao comprador.

Para se cadastrar no Programa Minha Casa Minha Vida, é indispensável que o interessado não tenha sido beneficiado anteriormente com programas de habitação do governo, não tenha casa própria nem financiamento de casa.

Procure a agência da Caixa mais próxima e solicite mais detalhes.

PUBLICIDADE

2 Comentários

Comente