Você sabe como agir durante uma entrevista de emprego?

Entrevista de emprego é uma daquelas situações inevitáveis que precisamos enfrentar. Ao mesmo tempo que as tememos e as consideramos chatas, sabemos que as entrevistas de emprego são essenciais para avançarmos na nossa carreira profissional, afinal, sem elas não chegaremos muito longe.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Por causa disso, entretanto, estamos sempre cercados de diversas dicas sobre como se vestir ou o que falar em uma entrevista de emprego, no entanto, nem sempre temos segurança sobre como se comportar durante ela. Onde colocar as mãos, como se sentar, como disfarçar o nervosismo e questões como essas são esquecidas durante a entrevista porém são de suma importância no processo seletivo para a vaga em que você está sendo entrevistado.

Quando se trata de entrevista para ocupar uma vaga você estará sendo observado de todas as formas e o seu comportamento é uma delas. A primeira coisa que você deve pensar é que precisa demonstrar duas coisas aparentemente contraditórias ao mesmo tempo: segurança e humildade. A segurança revela que você sabe que é capaz de ocupar a vaga e que se considera compete para ser selecionado. A humildade demonstra que você compreende que não sabe de todas as coisas e que tem muito a aprender com a empresa que está te entrevistando. Assim, a imagem que você precisa demonstrar é de uma pessoa competente e ensinável ao mesmo tempo.

A segurança, ou insegurança, pode ser percebida através de alguns sinais comportamentais facilmente identificáveis. Para parecer uma pessoa segura de si mesma e de suas habilidades mantenha a postura ereta e um aperto de mãos firme. Evite andar cabisbaixo, sentar-se relaxadamente ou esconder as mãos. Olhar nos olhos e falar pausadamente e com voz audível é essencial para demonstrar segurança e competência em uma entrevista de emprego.

Já a humildade é difícil de ser percebida com facilidade e a melhor forma de demonstrá-la é evitando comportamentos que aparentem pretensão excessiva, soberba e prepotência. Nesse caso, evite andar com a cabeça alta demais ou ficar com os braços cruzados o tempo todo. Isso pode gerar um distanciamento entre você e o entrevistador. Em contrapartida, tente sorrir levemente ao se apresentar e esteja sempre atento na hora de responder as perguntas evitando responde-las de forma áspera ou ríspida.

Durante uma entrevista de emprego tenha em mente que você é um produto disponível no mercado e que precisa ‘se vender’ para a empresa que está te entrevistando, sendo assim, preocupe-se com tudo o que fizer ao se candidatar a uma vaga. O posicionamento de suas mãos e pés, a altura de sua voz e de sua cabeça, o olhar, o sorriso, o ato de gesticular excessivamente, a postura e outros repertórios comportamentais são fundamentais na hora de apresentar-se como aspirante a uma vaga de emprego.

Receba mais sobre "Como se comportar em uma entrevista de emprego" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário