Como se comportar na festa da empresa

Participar de confraternizações com os colegas pode ser uma furada para quem não sabe se comportar à altura. Não pague micos na frente do chefe. Leia as dicas abaixo e veja como se comportar na festa da empresa.

Beber além da conta, tentar bancar o íntimo com o chefe ou se atracar no buffet são situações que costumam ocorrer nas festas de confraternizações das empresas. E, diga-se de passagem, é bem feio. Não é preciso ser especialista em Recursos Humanos para saber que um comportamento inadequado pode ser decisivo para detonar com a tão sonhada promoção. Mesmo que o clima seja informal, a dica é não exagerar. Caprichar demais na produção também pode ser fatal. Use o bom senso. Ir a uma festa onde estarão reunidos chefes, colegas e familiares não é a mesma coisa do que ir para a balada com as amigas. Leia as dicas abaixo e confira como se comportar na festa da empresa.

Publicidade

Presentes

No final do ano é difícil escapar das festinhas que envolvem o “amigo secreto”. A maioria não curte participar, mas como ninguém quer bancar o anti-social, quase todo mundo adere à brincadeira. Porém a coisa pode ficar definitivamente ruim quando você descobre que seu amigo secreto é justamente seu chefe. Nada de desespero.

Mesmo que você não tenha muito contato com seu superior, compre o presente que ele colocou no mural e, se você tiver que fazer algum discurso antes de revelar seu amigo, tente ser o mais neutro possível.

Bebida

Cuidado, principalmente se você não está acostumado a beber e seu histórico é de dar vexames quando colocam um copo na sua mão. Fique o mais longe possível dos garçons e lembre-se que sua promoção e a carreira na empresa estarão seriamente ameaçadas se você beber além da conta. Fique no refrigerante ou, se for duro de suportar, saia mais cedo da festa.

Publicidade

Interação com os colegas

São nessas festas que o gelo entre colaboradores e chefia pode ser quebrado. Aproveite para bater um papo com colegas que você não mantém muito contato. Os chefes também ficam mais sociáveis nessas ocasiões e essa é uma ótima oportunidade para você mostrar seu lado mais pessoal. Deixe a timidez em casa. Contatos assim podem render belas situações profissionais no futuro.

A festa é da empresa

Festas de empresas são bem diferentes das baladas que você freqüenta. Não é proibida a descontração, mas se soltar demais irá pegar mal. Tenha certeza que seus chefes observarão seu comportamento, apesar de vocês todos estarem em uma festa.

Comida

Atracar-se no buffet é feio. Não encha o prato de salgadinhos. A dica é pegar um de cada vez, mesmo que você esteja morrendo de fome. No caso das bebidas, dois terços do copo é o suficiente.

Participação

Mesmo que você não seja um tipo muito sociável, deixe a timidez de lado e vá à festa. Ao interagir com os demais colegas, você ficará mais à vontade para trabalhar com eles no dia-a-dia. Uma dica bem importante: se você estiver participando de uma roda de conversas onde está o seu chefe, não tente captar a atenção dele somente para você. Ante seus colegas você passará a impressão de ser um enorme puxa-saco.

Roupas

Atenção, mulheres: não chamem atenção demais para seus dotes físicos. Deixe em casa decotes, pedrarias e outros acessórios que não convêm para a ocasião. Vista-se informalmente e com bom senso.

Publicidade

Comente