Como se dar bem antes e durante o ENEM

O ENEM está pertinho. Para você alcançar a aprovação, leia as dicas de como se dar bem antes e durante o ENEM.

Com o ENEM se aproximando, é hora de fazer as últimas revisões e tratar de relaxar. O trabalho de um ano inteiro está em jogo e serão dois dias de muita expectativa e ansiedade. Para você se dar bem antes e durante o ENEM, leia as dicas abaixo:

Publicidade

ANTES DO EXAME

Local da prova: chegue com antecedência. Se você precisa de transporte público, fique mais alerta ainda. Pesquise bem o local da escola e as alternativas de trajeto e locomoção. Chegar em cima da hora irá aumentar o estresse. E caso você chegar depois, será bem pior deparar-se com os portões fechados e os sonhos perdidos.

Checklist: faça uma relação das coisas que você precisa levar para a sala de aula. Isto inclui caneta (leve mais de uma), identidade, água e algum lanchinho leve. Confira tudo em casa e não durante o caminho. Algumas pessoas se sentem mais seguras se levarem algum acompanhante. Se esse for seu caso, não evite em pedir para um amigo, irmão ou um dos pais para irem junto com você.

Lanche: leve água para se hidratar, deixando-a em temperatura ambiente. Durante as provas tenha cuidado para não derrubá-la sobre a folha de respostas e o caderno de questões. Isso seria trágico. Para comer, leve algo leve e que tenha glicose para dar mais energia. Mas não faça sujeira!

Publicidade

Ao receber a prova: confira se os seus dados estão todos corretos e a cor do caderno de questões.

DURANTE O EXAME

Por onde começar: dê uma olhada nas questões para você ter uma ideia dos conteúdos. Comece a fazer aquelas que você acredita estar melhor.

Mantenha atenção: você já deve ter escutado de professores e amigos que as provas são extensas e com muito texto. O resultado é que com o passar do tempo você se sinta cansado e desatento, prejudicando seu rendimento. A recomendação é ir até o banheiro, lavar o rosto com água fria e voltar mais desperto para a sala de aula.

Tempo: não deixe o tempo ser seu inimigo. Você não poderá usar relógio, não haverá nenhum pendurado na parede e é proibido o uso de celular. É padrão que os fiscais avisem a cada trinta minutos quanto tempo falta para terminar a prova, mas você também pode perguntar as horas para eles. Não se apavore, porém fique atento. Faça o seguinte cálculo: se a cada informação de horário dos fiscais você conseguir ter resolvido 10 questões, estará dentro da média. Outra dica importante é ler o enunciado e depois ir para os textos, ganhando tempo com isso.

Não pare: quando você não souber uma questão, não fique muito tempo em cima dela, perdendo tempo. Passe para outra e depois volte para tentar resolver.

Grade de respostas: há estudantes que preferem marcar as respostas depois de terem feito toda a prova. Já outros optam por marcar de dez em dez ou de vinte em vinte. Veja o que fica melhor para você e cuidado para não pular nenhuma linha.

Final de semana: durante o final de semana das provas não é aconselhável estudar. Relaxe, durma bem e se você puder, estique o sono, já que as provas começam às 13 horas.

Domingo: é dia de redação. Cabe a você optar se começar a prova por ela é uma boa. Faça com calma, capriche na letra e mande ver tudo o que você aprendeu na sala de aula.

Agora é com você! Boa sorte!

Publicidade

Comente