“Aprenda a se inscrever no SISU e garantir sua vaga no ensino superior”.

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada, criado pelo MEC em 2009 e é uma plataforma online que permite aos alunos formados no ensino médio e que prestaram o ENEM a conquistarem uma vaga na universidade, em substituição ao vestibular. Todos que realizaram o ENEM em 2012, podem se inscrever no SISU 2013, na qual as instituições de ensino superior reservam uma porcentagem de vagas, de acordo com as notas dos alunos do ENEM.

Como se inscrever no SISU 2013

A inscrição

As inscrições iniciam-se dia 7 de janeiro e vão até o dia 11. Para tanto, no dia 28 de dezembro, o MEC liberou as notas pelo site www.inep.gov.br/enem, na qual é possível saber com que situação você concorrerá as vagas, já que a nota de corte é divulgada pelo MEC.

Para a inscrição, você não precisa pagar qualquer tipo de taxa e poderá optar por até dois cursos. Para o ano de 2013 as 101 instituições de ensino superior estarão oferecendo 129.279 vagas, para 3751 cursos.

Após o período de inscrição ocorrerão as chamadas, sendo que a primeira será no dia 14 de janeiro e a segunda no dia 28 do mesmo mês. A ideia do SISU é substituir o vestibular e para tanto, segundo o MEC, 90% das vagas nas universidades federais serão ofertadas por meio dele. Em 2012 mais de quatro milhões de alunos fizeram o ENEM.

Todas as vagas disponíveis, já podem ser consultadas pelo site www.sisu.mec.gov.br. Para utilizar o site você precisa de seus dados de nome de usuário e senha que usou durante o ENEM. Após escolher as duas opções de curso, escolha a instituição de ensino, o local e o turno. Por fim, você ainda terá a opção de escolher entre vagas de ampla concorrência ou por cota.

Como fazer a inscrição

1. Ao acessar o site pela primeira vez, você necessitará fazer o login com os dados que utilizou durante o Enem 2012.

Como se inscrever no SISU 2013

2. Depois do login, você precisará confirmar alguns dados pessoais para que o MEC saiba que realmente é você que está acessando, para tanto, apenas os confirme.

Como se inscrever no SISU 2013

3. Clique em fazer inscrição para que você possa ver as opções de curso, lembrando que você pode escolher até dois cursos.

Como se inscrever no SISU 2013

4. Faça uma busca pelos cursos. Aqui você encontrará informações sobre eles, quais instituições oferecem e a quantidade de vagas para cada um.

Como se inscrever no SISU 2013

5. Após optar por um curso, escolha a modalidade: ampla concorrência ou cotas.

Como se inscrever no SISU 2013

6. Verifique toda documentação necessária e confirme sua vaga.

Como se inscrever no SISU 2013

7. Pronto, você está inscrito. Na tela “Minha inscrição” você pode verificar sua inscrição.

Como se inscrever no SISU 2013

8. A partir do dia 8 de janeiro você poderá verificar sua classificação parcial para avaliar suas chances.

Como se inscrever no SISU 2013

Cronograma

Como se inscrever no SISU 2013

Receba mais sobre "Como se inscrever no SISU 2013" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário