Como se livrar da urticária

Manchas vermelhas na pele e que coçam muito podem ser urticária. Veja como se livrar delas.

Elas ardem, coçam demais e depois simplesmente somem. As manchas vermelhas que surgem aparentemente sem explicação em qualquer lugar do corpo podem ser sinal de urticária. De diversos tamanhos e formas, ela dura de minutos até um dia inteiro. Quem costuma ter alergia com frequência está mais propenso a sofrer desse mal. A saída é evitar certos fatores que desencadeiam as reações. Para você se prevenir e evitar que a urticária lhe ataque, leia as dicas abaixo:

como-se-livrar-urticaria

Publicidade

CAUSAS

Entre as principais causas da urticária está a alimentação. Frutos do mar, conservas e amendoim podem ser agentes causadores de tanto incômodo. Medicamentos têm a sua parcela de culpa, portanto cuidado com o uso do AAS e da penicilina. No verão é muito comum ficarmos com a pele mais exposta e com isso fazemos a alegria dos insetos. Picadas de mosquitos, por exemplo, podem causar desconfortáveis reações alérgicas. Frio e calor e muito sol, doenças como lúpus e hipotireoidismo, hepatite, rubéola e monocleose também causam urticária.

SINTOMAS

Manchas vermelhas e que coçam bastante são os sinais característicos da urticária. Conforme o caso, o tamanho e o formato delas variam. Nunca se automedique. O tratamento é feito à base de corticoides ou antialérgicos. Procure um dermatologista ou alergista para um diagnóstico preciso. Em alguns casos a urticária aumenta e se espalha na pele, podendo se unir a outras e formar áreas ainda maiores. Quando pressionada no centro, ela fica branca.

COMO EVITAR O DESCONFORTO

Para ter mais alivio depois da urticária instalada, você deve evitar cremes, esmaltes e perfumes. Roupas de algodão são mais apropriadas, já que as feitas de tecidos sintéticos certamente irão irritar ainda mais a pele. Não coce! A tentação é grande, porém se você começar a coçar as regiões afetadas, o quadro irá se agravar. Como foi visto anteriormente, são vários os agentes que podem provocar a coceira. Enquanto você não tiver certeza do que está desencadeando a urticária, afaste-se de tudo o que for “suspeito”. Quando ela já está instalada, a solução para um alívio rápido é colocar compressas de água fria sobre a região atingida.

Publicidade

Há casos em que a pessoa que sofre de urticária deve buscar ajuda médica. Confira:

– Quando ocorrer desmaios;
– Se o paciente sentir falta de ar;
– Garganta fechada;
– Língua e rosto inchado;
– Respiração difícil ou com ruídos.

É muito importante procurar o médico imediatamente se os sintomas acima começarem a aparecer.

Urticária é coisa séria. Tome as medidas necessárias para evitar que o quadro se agrave.

Publicidade

Comente