Como se livrar do mau cheiro

Livre-se de odores desagradáveis com soluções práticas

Um tênis sujo, o peixe que ficou tempo demais na geladeira, as mãos com cheiro de alho… Esses tipos de odores nem sempre são possíveis evitar, mas felizmente eles também são fáceis de eliminar. Com receitas preparadas com material que você tem na sua própria casa, dá para dar um fim em todos eles. Confira:

Publicidade

XIXI DE CACHORRO OU GATO

Você vai precisar de bicabornato de sódio, vinagre branco, água, 1 colher de chá de detergente líquido para máquina de lavar louças e ¼ de xícara de chá de água oxigenada. Prepare uma solução feita de uma parte de vinagre branco para 1 parte de água e umedeça a área atingida. Para um melhor resultado, o líquido deve penetrar em toda a superfície. Se o xixi foi no tapete, molhe-o bastante e aguarde o tempo necessário até secar (você pode usar um secador para ir mais rápido). Depois de seco, coloque bicarbonato de sódio em boa quantidade no local. Faça uma mistura de água oxigenada e detergente em um recipiente e aplique, esfregando com uma escova. Espere secar e passe um aspirador de pó.

ALHO OU PEIXE

Para acabar com o odor deixado por ambos, você pode dispor de três ingredientes que são tiro e queda. O primeiro deles é o limão. Coloque fatias no interior da geladeira ou esfregue-o por toda ela, com auxílio de luvas. Depois é só passar detergente ou sabão neutro. A alternativa seguinte é a borra de café. Use o pó que ficou no fundo do filtro depois de passado no coador. Esfregue o pó morno em suas mãos, nas luvas ou na panela. Arremate com detergente ou sabão neutro. Por último, prepare uma pasta espessa com bicarbonato e alguns pingos de água. Passe nos dedos e nas palmas das mãos. Se sua pele for sensível, faça uma solução de 1 colher de chá de bicarbonato em 1 xícara de chá de água quente e ponha as pontinhas dos dedos na mistura.

CHULÉ

Você vai precisar de 1 xícara de chá de água, ¼ de xícara de chá de óleo essencial de hamamélis, 7 gotas de óleo essencial de árvore do chá (melaleuca) e 3 a 4 gotas de óleo essencial da sua preferência. Faça uma mistura de água e óleo de hamamélis e adicione a ela o óleo de árvore do chá que possui propriedades antifúngicas. Junte 3 a 4 gotas de óleo essencial do seu gosto para dar o perfume (a sugestão é lavanda e rosas, pois são mais eficazes). Borrife direto nos pés logo depois do banho ou coloque dentro dos sapatos. Leve-os ao sol em seguida.

Publicidade

CIGARRO

Você vai precisar de 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Esse preparado é utilizado para aplicar em tapetes e carpetes. Em uma bacia, misture os dois ingredientes e coloque sobre o tapete. Espere 4 horas e retire os resíduos com aspirador de pó.

Publicidade

Comente