Como se manter no emprego

Opa! Passou na entrevista, vestiu o uniforme e agora? Agora é se manter nele!

Depois de passar na entrevista de emprego, algumas pessoas acham que o pior acabou, mas nem sabem que está só começando! É aqui que vem o treinamento, conhecer as normas da empresa, a filosofia, o ritmo, os colegas… Se não souber deixar tudo isso em harmonia, você corre sérios riscos de ficar desempregado novamente.

Publicidade

Sempre questione

Alguns patrões, para testar, explicam uma vez apenas o que é preciso fazer e se ficar claro que você não entendeu, mas prefere ficar calado, passa uma imagem ruim.

Questione para seu chefe-supervisor-colega mais experiente sobre como fazer aquela função, se está fazendo certo, se tem outra maneira melhor de fazer. Não guarde a sua dúvida para si mesmo, pergunte sempre.

Além do mais, ter dúvidas e coloca-las para fora demonstra o seu interesse de progredir. Prova que você não está ali apenas para ganhar os ordenados no fim do mês, mostra que está disposto a crescer dentro da empresa que não quer sair de lá tão cedo!

Publicidade

Nada de fofoca

Os veteranos vão querer te deixar a par dos “imprestáveis” da empresa. Sobre como fulana ficou horrível com o uniforme ou como o chefe adora ser carrasco… Não importa o quão interessante a fofoca aparenta, não dê ouvidos. Eles já estão ali faz um tempo e formaram suas próprias ideias sobre a empresa e seus colegas, provavelmente querem saber se você irá fazer parte do grupo deles ou do “grupo rival”. Não caia nessa, você está ali para trabalhar e não para falar da vida alheia.

A única pessoa que você precisa agradar é o chefe

É ele quem vai te pagar, quem vai decidir se você fica na empresa ou se será demitido. É ele quem irá determinar se você irá passar dois anos na mesma função ou daqui a dois meses será promovido. Então pare de querer agradar seus colegas, não são eles responsáveis por seu salário no fim do mês.

Ser educado e gentil com eles é uma coisa, não quer dizer que você deve negar uma carona, deixar de sair com eles no fim de semana ou fazer amizade para o resto da vida. Só tome cuidado com aqueles que adoram escorar. Lembre-se: É seu chefe quem te paga e te dá trabalho, não os outros.

Ser pontual é questão de obrigação, e não um favor

Isso mesmo que você leu. É sua obrigação ser pontual. Mesmo que acabe saindo alguns minutos depois no fim do expediente, você acaba recebendo por esses minutos. Sem falar que seu chefe vai saber que você é uma pessoa de compromisso, sempre responsável e que se um dia atrasar é porque algo de muito grave aconteceu e ele acaba por relevar. Vê? Você cria uma imagem mais respeitável.

Seja prestativo

Imagine a situação: você terminou o serviço duas horas antes do previsto, mas não pode sair antes do horário. Vê sua colega, toda abafada, tentando dar conta do dela e é algo que você pode ajudar. Custa ajudar já que você está de braços cruzados? É preciso seu superior ver a situação e te mandar ajudar?

Faça isso sem interesse de receber algo em troca, mas se seu chefe souber que você tomou essa iniciativa, será mais um ponto ao seu favor. Ser prestativo é uma qualidade que pode ser adquirida com facilidade, tente isso!

Evite brigar com colegas

Além de não compensar porque vocês irão se vê todos os dias, você pode ser demitido por causa disso. Mantenha a linha, segure seu extinto de brigão e engula a raiva. Sim, infelizmente, em uma empresa precisamos engolir muitos sapos para manter o emprego. Simplesmente não discuta, ok?

É isso, são dicas bem básicas, mas que podem te ajudar a seguir em frente e progredir na empresa. Esqueça a preguiça e seja feliz no seu trabalho.

Publicidade

Comente