Como se precaver de distúrbios alimentares

Passou mal depois de uma refeição? Nem sempre a culpa é a má qualidade da comida. Leia o texto abaixo e veja como se precaver de distúrbios alimentares.

Barriga inchada, diarreia, vômitos. Se é costume você sentir esses sintomas após se alimentar, fique ligado. A culpa não necessariamente precisa ser da má conservação da comida. O responsável pode estar no seu próprio organismo. Intolerância à lactose, ao glúten e alergias alimentares podem provocar ainda gases, elevação de secreção nasal, dores de cabeça, dificuldade na respiração e outros problemas digestivos. Conheça um pouco mais sobre esses distúrbios e como evitá-los:

Publicidade

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Quando o organismo possui deficiência na produção da lactase, uma enzima que digere o açúcar do leite (= lactose), desconfortos como diarreia, gases, dores de barriga e cabeça e maior secreção do nariz se fazem sentir. Por ignorância, muitas pessoas passam mal sem saberem que a ingestão de leite e seus derivados é a grande causa disso. Atualmente, há no mercado produtos sem a presença de lactose. Verifique se o motivo do seu mal-estar se origina após o consumo do leite. E procure um médico imediatamente.

INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN

É uma proteína presente no trigo, malte, cevada e centeio. Portanto, encontrada na maioria dos alimentos que consumimos. Em algumas pessoas, o organismo entende que o glúten é um inimigo a ser combatido e parte para a luta. Intolerância ao glúten também é conhecida como doença celíaca e os sintomas mais comuns são diarreia, anemia e problemas na digestão. Quem é portador dessa doença e continua a ingerir o glúten pode até mesmo desenvolver câncer no intestino. Atualmente, cada vez mais pessoas apresentam esse mal. Em compensação, o mercado dispõe nas suas prateleiras de produtos sem glúten para alcançar esses novos consumidores, já que sua dieta é bastante restritiva. Repare nas embalagens dos alimentos. Todas devem conter no rótulo um aviso se contém ou não glúten. Essa informação você encontra inclusive nas bulas de remédio.

CORANTES E CONSERVANTES

Presentes em quase todos os alimentos, os corantes, aspartames, nitratos, nitritos e glutamato monossódico, podem causar sintomas como diarreia, gases e cólicas naquelas pessoas que têm alergia a essas substâncias. O correto é procurar um médico imediatamente e, confirmado o problema, seguir direitinho a dieta e a medicação prescrita.

Publicidade

Há uma diferença entre alergia e intolerância alimentar. A primeira é quando o corpo pensa que determinada substância causa mal e ativa os anticorpos para se defender do invasor. A partir daí se forma um processo anti-inflamatório e muito desconforto. Cuidado ao consumir amendoim e frutos do mar, pois eles são os alergênicos mais comuns. A intolerância alimentar é diferente. Tudo se passa quando o organismo possui dificuldade para digerir certas substâncias presentes no glúten, lactose, conservantes e corantes.

Tudo passo pelo seu prato! Cuide dele e de você!

Publicidade

Comente