Como se preparar para a gravidez

Um dos momentos mais incríveis na vida de uma mulher é a chegada de um filho. Quando o bebê nasce a menina de antes se descobre uma mulher forte que é capaz de tudo por amor a seu filho. Antes mesmo desse momento chegar, é primordial que a futura mamãe se prepare em todos os quesitos, tanto físico quanto psicologicamente.

Publicidade

Antes de dizer sim

Antes mesmo de decidir se casar, é importante que você e seu futuro marido façam exames pré-nupciais para saber se possuem algum problema de saúde, em especial problemas de fertilidade. Se o sonho de ter um filho for logo para depois do casório, se o casal tiver alguma dificuldade para engravidar será mais fácil de tratar se os cuidados começarem logo antes do casamento.

Ácido Fólico

Vitamina do complexo B está presente em espinafres, folhas verdes-escuras, brócolis, fígado e gema de ovo e previne problemas como anomalias congênitas no bebê logo nos 3 primeiros meses de gravidez, que é o período mais importante da gravidez onde há a formação do bebê. A partir do momento que a mulher decide engravidar, é importante que 3 meses antes ela comece a tomar cápsulas de ácido fólico, além de intensificar a alimentação com os alimentos do complexo B e continue a toma-lo até os 3 ou 4 meses de gestação ou conforme recomendação médica.

Dê fim aos maus hábitos

Mudar nossos maus hábitos não é exatamente algo muito fácil de se resolver. No caso de uma mulher que deseja ter filhos logo e pode até ter alguma dificuldade para isso, deve abolir de vez algumas coisas como fumo ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Mulheres muito acima do peso devem procurar emagrecer pois durante os 9 meses de gravidez, é normal a mulher ganhar de 9 até 15 kg.

Publicidade

Preparo Psicológico

A maternidade é um sonho que quase todas as mulheres tem. Porém o tempo para isso nem sempre é exatamente o que você deseja. Muitos casais, juntos a anos, decidem ter um filho e ele parece nunca chegar. Qual será o problema, já que fisicamente ambos estão bem? Pode ser que a ansiedade esteja atrapalhando. Procure não pensar muito nisso e deixar tudo caminhar naturalmente. Quando você menos esperar seu bebê já estará aí em seus braços.

Não é fácil ser mãe. A partir do momento que você engravida e por toda a vida, essa pessoinha vai precisar de sua ajuda, apoio e carinho. Quando bebê, ele precisa ser alimentado, trocado, além de você envolvê-lo com brincadeiras e ensino. Não é uma tarefa fácil e você precisa ter certeza que piscicologicamente você está apta para essa tarefa árdua mas prazerosa.

Publicidade

Comente