Como se preparar para enfrentar a menopausa

Enfrente a menopausa numa boa. Confira as dicas abaixo e perca o medo dela.

Os relatos de calorões, irritabilidade, secura vaginal, falta de libido e aumento de peso fazem a maioria das mulheres temer a menopausa. O negócio é começar a se preparar para enfrentá-la bem antes. Com as dicas abaixo você verá que o bicho não é tão feio quanto pintam desde que você faça tudo direitinho. Veja:

Publicidade

AOS 20 ANOS

– Alimentação saudável

Cuide-se. Evitar gorduras em excesso, sal e açúcar é fundamental. Proteja seu coração desde novinha, pois isto será essencial no futuro. Sabe o motivo? Na menopausa a produção de estrogênio despenca e é este hormônio que protege as artérias.

– Cálcio

Publicidade

A osteoporose é um problema para muitas mulheres. Previna-se consumindo 1000 miligramas de cálcio todos os dias. Para você ter uma ideia, 1 copo de leite desnatado possui 200 miligramas e 2 colheres de sopa de couve refogada têm 164 miligramas.

– Atividade física

Dedique-se a fazer alguma modalidade de esporte. Isto fará diferença no futuro.

– Consultas médicas

Não deixe de visitar o ginecologista e fazer os exames solicitados.

AOS 30 ANOS

– Musculação

É a partir dos 30 anos que a mulher começa a perder massa muscular. Que tal incluir a musculação na sua vida? Procure seu personal trainer e peça orientação sobre exercícios que ajudam o cálcio a fixar nos ossos. Step, jump e corridas são excelentes por serem de impacto.

– Peso

O metabolismo fica mais lento e a necessidade de controlar a alimentação se faz presente. Emagrecer rapidinho não é mais a realidade. Feche a boca, mantenha o peso e o coração protegido.

– Exames médicos

Com a idade, novos exames passam a ser requisitados pelo ginecologista, como a ecografia pélvica e a mamografia. Faça todos!

– Menos ansiedade

Hora de diminuir o ritmo. Se você é muito ansiosa, procure meios de desestressar. Yoga, pilates, meditação e exercícios físicos ajudam a controlar as emoções e a manter o corpo em dia.

AOS 40 ANOS

– Maternidade

Quem ainda não é mãe agora tem pouco tempo para realizar o sonho. O climatério começa entre os 35 e 40 anos. O estrogênio começa a diminuir, há períodos de infertilidade e a menstruação vai se tornando irregular.

– Dosagem hormonal

A menopausa está declarada quando a mulher fica sem menstruar 12 meses seguidos. Normalmente este evento ocorre entre os 35 e os 55 anos. Mesmo assim você precisa ter cuidado para não engravidar. Continue usando métodos anticonceptivos até o médico confirmar por meio de exames de dosagem hormonal que não há mais riscos de gestação.

– Calores

Os malditos não perdoam. Mas a boa notícia é que existem medicamentos que ajudam a reduzir os calores e de quebra atenuam a secura da vagina e a queda da libido. Cápsulas de isoflavona são muito boas para esta fase, mas devem ser receitadas pelo seu médico.

– Atividade física

Você ainda não começou? Então inicie imediatamente. Deixe a preguicite de lado e caminhe cerca de 40 minutos 4 vezes por semana. Em qualquer idade é recomendado consultar um cardiologista antes de iniciar qualquer atividade física. Além disso, mexer o corpo vai ajudar você a manter o peso. Mude sua dieta. Por exemplo, se você consome 1800 calorias diárias, diminua para 1600 para não haver aumento de peso. A mulher que após a menopausa continua comendo a mesma quantidade de comida e com igual gasto calórico tem a possibilidade de aumentar 10% do próprio peso.

– Doenças

Pressão alta e diabetes costumam aparecer nesta fase. Controle-as através de exames e evite consumo excessivo de sal e açúcar.
Agora é com você. Enfrente a menopausa com saúde e disposição.

Publicidade

Comente