Como se preparar para provas e concursos públicos

Dizem que 2012 será o ano dos concursos devido à quantidade de vagas. Para quem já está estudando essa informação é fantástica, para quem ainda não está é o estímulo que faltava para começar, afinal muitos concursos ainda vão lançar os editais e assim dá tempo de se preparar. E todos sabe que passar em concursos é o desejo de muita gente, portanto é preciso muito estudo e dedicação. Muita gente vive apenas para estudar para concursos, chegam a passar em vários concursos de uma vez. Isso é o resultado de muita dedicação, pois, não é fácil trabalhar, ter vida social e ainda arranjar tempo e energia para passar horas a fio lendo e fazendo exercícios.

Publicidade

Se você está começando a sua jornada de estudos para os próximos concursos é válido lembrar que você precisar estabelecer prioridades e criar uma rotina de estudos. Assim como a grade curricular que você recebeu na escola ou na faculdade, monte um planejamento do que vai ser estudado em cada dia e horário, assim fica mais fácil visualizar e cumprir suas metas de estudos. Diga não à procrastinação, essa dica é válida para muitas outras coisas, principalmente para os estudos. Descubra o que mina seu tempo e elimine de sua rotina, sejam as redes sociais, as constantes checagens de emails ou as muitas pausas sem motivo, descubra o que atrapalha a sua produtividade para fazer o seu tempo de estudos renderem mais.

Alimente-se bem para que seu corpo funcione direito, não é saudável estudar até às 2 da manhã, levantar cedo para trabalhar, pular refeições. Ajude o seu corpo a ajudar você. Faça simulados e exercícios, eles vão ajudar você a fixar mais o conteúdo e descobrir onde são seus pontos fracos. Monte grupos de estudos com outras pessoas na mesma situação que você, as dúvidas que vão surgir podem ser úteis para todos, além disso, isolar-se não é uma boa tática. Se você está iniciando os estudos para fazer essas provas, busque as provas de edições anteriores do mesmo concurso, elas vão te ajudar a entender o que é prioritário saber e qual é o perfil da prova. Especialistas recomendam que você destine 6 horas diárias para o estudo, você pode dividir esse tempo em 3 horas de estudo de manhã e 3 horas à noite. Reserve os seus sábados para fazer exercícios e refazer provas de anos anteriores.

Publicidade

Comente