A Meningite é uma doença que tem como principal quadro clínico a inflamação da meninges que são as membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Essa inflamação pode ser causada tanto bactérias como por vírus. Muitas pessoas sabem o básico sobre a Meningite, mas é sempre bom saber mesmo como se prevenir dessa doença que pode ser muito perigosa.

Como se prevenir da Meningite

Para quem sabe bem a diferença entre a Meningite viral e a Meningite bacteriana deve saber que a primeira é mais leve e tem sintomas que lembram um resfriado já a segunda forma é mais intensa e perigosa. Além disso, a Meningite bacteriana é bastante contagiosa então comece evitando o contato direto com quem está com essa doença.

As crianças menores de dois anos devem ser vacinados contra a Meningite e isso pode ser feito através das vacinas bivalente, tetravalente e monovalente. Evite também o uso de talheres que tenham sido utilizados por outras pessoas ou que estejam mal lavados. A melhor maneira de se prevenir contra a Meningite bacteriana é mesmo recebendo a vacina.

Já sabe se tiver crianças pequenas em casa não deixe de leva-las tomar a vacina. Mas, saiba que algumas atitudes podem ajudar a prevenir a Meningite viral, veja abaixo.

Para prevenir a Meningite viral:

Lave as mãos com frequência;

Não tenha contato com a saliva ou muco de alguém que esteja contaminado pela doença;

Sempre realize a limpeza de ambientes de uso comum como o banheiro, por exemplo;

Use repelentes de mosquitos se estiver num local que tenha muitos deles.

Receba mais sobre "Como se prevenir da Meningite" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário