Como se prevenir de bactérias e vírus

Doenças causadas por bactérias e vírus podem ser evitadas com hábitos simples.

Em todos os lugares temos contato com vírus e bactérias. Você já parou para pensar que no botão para chamar o elevador, no corrimão da escada, ônibus, banheiros públicos, entre outros, a quantidade de bactérias e vírus que existem? Para afastar as doenças que elas podem trazer às pessoas, são necessários adotar certos hábitos de higiene. Gripes, resfriados, diarréia são algumas das moléstias que o simples ato de lavar as mãos pode evitar.

Publicidade

Constantemente estamos em contato com os microorganismos causadores de doenças e nem nos damos conta disso. Quem nunca cumprimentou um colega e em seguida passou a mão no rosto? Se o seu amigo estiver gripado, há chances de você também contrair a doença. Os especialistas recomendam sempre lavar as mãos e na impossibilidade disso, levar sempre o álcool gel na bolsa.

As pessoas que trabalham direto com público têm maior contato com germes e ficam mais expostas a todo tipo de contaminação. Um frasco de álcool gel sobre a mesa é uma das soluções encontradas para se prevenir, sempre lembrando que nada substitui a água.

Os hábitos de higiene são uma questão cultural e devem ser passados para os filhos desde pequenos. Lavar as mãos depois de brincar com o cachorro, segurar dinheiro, chegar em casa depois da escola ou trabalho parecem atos normais, porém muitas pessoas simplesmente não o fazem. Confira quais os locais da sua casa mais contaminados:

Publicidade

– Vaso sanitário;
– Ralo da pia da cozinha;
– Esponja da pia da cozinha;
– Box do banheiro;
– Pia da cozinha;
– Torneira da cozinha;
– Torneira do banheiro;
– Pia do banheiro;
– Prato da ração do animal de estimação;
– Chão da cozinha.

A torneira é um dos lugares mais sujos que existem. Todas as mãos tocam nela. O ideal é instalar modelos que possuem sensores e jorram a água sem precisar encostar. Esse é apenas um dos exemplos. Previna-se. Os vírus e bacterías estão por todos os lugares.

Publicidade

Comente