Como se qualificar na carreira de Técnico de Vestuário

Conheça um pouco mais sobre esta carreira em ascensão.

Quem se interessa por moda e tem curiosidade em saber todos os passos da confecção de uma peça de roupa irá se dar bem na profissão de Técnico de Vestuário. Mais do que estar sempre antenado nas tendências que surgem a todo instante, o profissional precisa gostar de trabalhar em equipe, ter criatividade e raciocínio ágil.

Publicidade

O técnico pode exercer suas atividades em grandes confecções, ateliês de costura ou ter seu próprio negócio. Em uma confecção, por exemplo, o profissional pode trabalhar como costureiro ou modelista. Mas não para por aí. O mercado de trabalho é amplo e é possível, conforme a empresa, chegar ao posto de Coordenador. Neste caso é bem importante ter um raciocínio lógico apurado, já que o profissional se envolverá mais profundamente com detalhes da produção, custos e cronograma.

Os cursos duram entre um ano e meio a dois anos e o aluno terá matérias como corte de confecção industrial, desenho técnico de vestuário e gestão de produção. Os Técnicos de Vestuário aprendem todas as tecnologias que são utilizadas nas confecções das roupas. Se antes a modelagem era desenhada, nos dias de hoje é toda computadorizada.

O setor está em constante evolução, o que torna a profissão muito dinâmica. Antes das roupas chegarem ao consumidor há etapas muito importantes que envolvem pesquisa e criação de produtos, confecção de itens e controle de qualidade. Os cursos qualificam os alunos a se tornarem profissionais capacitados para conquistarem postos importantes nas empresas. O Técnico de Vestuário é a ponte entre o estilo e a produção.

Publicidade

Você ficou interessado? Para frequentar os cursos abaixo é necessário ter mais de 16 anos e estar cursando o Ensino Médio. E, é claro, gostar de costura. Confira:

SENAI – SÃO PAULO

Na Unidade Francisco Matarazzo o curso tem duração de 1500 horas e o aluno aprende matérias como Desenho Técnico do Vestuário e Processo de Fabricação do Vestuário. Acesse https://textil.sp.senai.br/curso/68543/107/tecnico-de-vestuario e obtenha maiores informações.

SENAC – RIO DE JANEIRO

O curso Técnico em Modelagem do Vestuário possui uma carga horária de 800 horas presenciais e está disponível na unidade de Copacabana. O curso é voltado para interessados na área de modelagem feminina. Acesse http://www.rj.senac.br/cursos/moda/tecnico-em-modelagem-do-vestuario e obtenha maiores informações.

Dê um chega pra lá na crise e qualifique-se em uma carreira que tem tudo para dar certo.

Publicidade

Comente