Como se recuperar das frustrações

Ninguém precisa ficar sofrendo o resto da vida quando algo não sai como o esperado. Leia o texto a seguir e veja como se recuperar das frustrações.

Frustrações são necessárias para que possamos amadurecer. Porém, há pessoas que custam a se recuperar dos revezes sofridos e se deixam abater além da conta. Se este é o seu caso, está mais do que hora de você tomar uma atitude positiva. Ninguém consegue se dar bem o tempo todo. A diferença é que para algumas pessoas as frustrações servem como trampolim para tentar de novo. E mais outras tantas vezes, se for preciso.

Publicidade

Fazer-se de vítima é um erro. É normal haver um período de abatimento, raiva e até lágrimas. Porém, esta é uma situação que não pode durar para sempre. Além do mais, posar de vítima o tempo todo não atrai a simpatia de ninguém. Você já reparou como as pessoas sentem mais afinidade por aqueles que lutam, tem mais garra e encaram os problemas de frente? Siga o exemplo e deixe o coitadismo de lado.

Resiliência é uma palavra que está na moda, mas muitos desconhecem seu significado. Este é um termo utilizado para definir pessoas que após sofrerem algum tipo de decepção ou frustração têm força suficiente para sair do fundo do poço, usando a situação negativa ao seu favor. Conheça as principais características de uma pessoa resiliente:

Positividade: não existe isso de bancar a vítima. Use o positivismo para buscar melhores soluções e alcançar os seus objetivos;

Publicidade

Flexibilidade: seja flexível e adapte-as às mudanças. Isso certamente irá lhe favorecer e aumentar suas chances de sucesso;

Autoestima: mantenha-a sempre elevada. Ser humilde não significa que os outros possam pisar em cima de você;

Abertura: não guarde seus problemas somente para si mesmo. Converse com pessoas confiáveis. Se isto for difícil em um primeiro momento, procure a ajuda de um psicólogo;

Energia: é a força que você precisa para superar a frustração. Se caiu, levante! Esta é a regra. Mantenha sua energia sempre em alta para seguir em frente com a bola toda.

Veja como lidar com a frustração em determinadas situações:

Dieta: muitas pessoas se vêem pressionadas a exibirem os corpos que as celebridades mostram na televisão ou nas capas de revistas. A partir disso começam a fazer dietas da moda, algumas bem malucas, na ânsia de conquistar um corpo magro e sarado. Geralmente o resultado é péssimo. A perda de peso não é satisfatória ou então não é possível alcançar o padrão de beleza desejado. E lá vem mais uma frustração. Como sair dessa? Simples. Aceitando os limites corporais. Quem tem estatura pequena jamais irá ficar com o corpo de uma top model. Tentar ir além do que é possível é frustração na certa.

Campo profissional: depois de muito esforço, você não foi reconhecida. Isso realmente gera uma enorme frustração. Em primeiro lugar, analise racionalmente os fatos e compare o desempenho do colega com o seu. Ele fez mais cursos? Tem mais experiência? Se a resposta for positiva, siga o exemplo dele e atualize-se. Lide com a frustração motivando-se a buscar novos conhecimentos. Porém, caso você se considere injustiçada, pense na possibilidade de procurar outro trabalho, talvez em outra área que tenha mais a ver com suas habilidades e competências.

Amor: uma relação que tinha tudo para der certo acabou. Não adianta culpar o parceiro ou a si mesma. Quando o relacionamento está desgastado, o pior é insistir em algo que não tem mais perspectivas. O jeito é recomeçar. Chorar por amor é válido, mas não a vida toda. Olhe para os lados. É possível que alguém que faça seu coração bater mais forte esteja bem mais próximo do que você imagina.

Use suas frustrações para transformar sua vida para muito melhor.

Publicidade

Comente