Como se sair bem em uma entrevista de emprego por telefone

Às vezes pode surgir uma oportunidade de entrevista profissional por telefone. Para não ser pego de surpresa, conheça algumas dicas que podem lhe ajudar.

Algumas empresas realizam entrevistas preliminares sobre o telefone como parte de um processo de seleção do candidato. Elas fazem isso para encontrar informações de potenciais candidatos que não estão no currículo. Muitas vezes pode acontecer da entrevista ser por telefone caso os candidatos não morem próximo à empresa, não estão disponíveis para um encontro pessoal imediato.

Publicidade

Para se dar bem e dizer as palavras certas ao recrutador, siga algumas sugestões abaixo.

1. Atenda o telefone de maneira rápida e profissional
Se você já sabe que algum recrutador pode ligar a qualquer momento, esteja atento às ligações. Não perca tempo para atender e nem fale nada do que não seja convencional na hora receber um telefonema. Para evitar conflitos, avise as pessoas que estiverem na sua casa, ou local que estiver, para pegarem recado quando te ligarem caso você não consiga atender. Peça também para serem educados e explicar que você irá retornar em breve.
Quando atender, vá a um lugar calmo de sua casa, onde não será interrompido ou perturbado.

2. Ande enquanto você fala
Não se deixe ficar confortável enquanto fala ao telefone, porque o tom descontraído pode ser percebido através de sua voz, o que pode demonstrar falta de interesse e atenção, e até mesmo que você está muito sossegado para quem precisa de um emprego.
Levante-se e, lentamente, caminhe um pouco pelo local, mesmo que seja em círculo ou para frente e para trás.

Publicidade

3. Sorria
Seu sorriso lhe dará confiança o que virá através de sua voz durante a entrevista. Se necessário, olhe-se em um espelho durante toda a entrevista para garantir que você está sorrindo.

4. Diga tudo de forma clara e lentamente
Fale diretamente no receptor. Esteja preparado, isso inclui saber sobre o trabalho que você está se candidatando, responsabilidades associadas, a empresa e suas necessidades, e como a sua experiência fará diferença no âmbito do trabalho. Mantenha notas de pesquisa sobre a empresa perto de você para usar como referência durante a entrevista.

5. Faça perguntas
Com base em sua pesquisa sobre a empresa, algumas perguntas detalhadas sobre a posição. Pergunte ao entrevistador sobre o porquê da posição que você está se candidatando é uma parte essencial da operação da empresa.

Publicidade

Comente