Como se tornar síndico profissional

Conheça um pouco mais sobre esta nova atividade bastante promissora.

Em falta no mercado, o síndico profissional consegue uma ocupação bem rápido. Isto se deve ao grande número de empreendimentos imobiliários que estão surgindo no país. As novas torres são verdadeiras cidades e a maioria dos moradores não tem tempo e/ou disposição para gerenciar a administração. Aí que entra o síndico profissional.

Publicidade

Por não haver profissionais no mercado, o salário é bem atraente. Para atuar em um prédio pequeno, o valor mínimo é R$ 2500. Nos maiores pode chegar a R$ 7 mil.

Quem é síndico profissional não precisa passar o dia todo trabalhando no condomínio. Há quem consiga trabalhar em até mais de dois. A recomendação é fazer um curso de especialização para atuar na profissão. Os profissionais da área devem ser organizados, flexíveis, ter jogo de cintura, paciência e conhecimentos financeiros.

Conheça agora algumas das principais atividades do síndico:

Publicidade

– Avalia e faz contratos de manutenção dos elevadores, câmeras de segurança e interfone, por exemplo;
– Realiza orçamentos e todo o planejamento das compras para o condomínio;
– Organiza a contratação de serviços para o condomínio;
– Mantém contato constante com a administradora do prédio para solução de problemas;
– Verifica a parte financeira e faz a conferência junto à administradora das contas e impostos;
– Pelo menos uma vez ao ano organiza as reuniões de condomínio, mediando os debates dos condôminos;
– Promove a integração entre os moradores e funcionários;
– Confere se o regulamento interno vem sendo respeitado por todos.

Quem tem especialização salta na frente e na internet há vários sites onde você fazer cursos. Veja quais são eles:
SíndicoNet.

O curso de síndico profissional vem em 12 módulos. Trata de assuntos como gestão empresarial, financeira, RH e legislação. Inclui certificado ao final. Confira no site os valores.

Escola de Síndicos

São sete módulos. Os assuntos abordados são técnicas de gestão aplicadas à administração de condomínio e legislação básica. O curso oferece livro digital e certificado. Confira no site os valores.

Shadai Consultoria

A diferença deste curso é que ele é ao vivo e em apenas dois dias. São oito horas de aula, com alguns intervalos. São oferecidos 90 dias de acompanhamento. O curso oferece certificado. Confira no site os valores.

Quem optar por ser síndico em mais de um condomínio certamente irá precisar de mais tempo e conhecimentos na função. Há quem necessite ajuda extra para dar conta do recado. E a atividade é tão rentável que muitos deixam seus empregos para se dedicarem a serem síndicos.

Ultimamente a maior procura têm sido por condomínios de alto padrão aquisitivo, por isto quanto mais qualificação melhor. Conhecimentos nas áreas hospitalidade, manutenção de equipamentos, realização de eventos e relacionamento interpessoal são imprescindíveis.

Publicidade

Comente