Como se tornar um bom ator

A vida de ator requer disciplina, boa vontade e talento, muito mais que um rostinho bonito.

É o sonho de muitas pessoas seguir a carreira de ator ou atriz. Brilhar no cinema, na televisão e aparecer em capas de revista dão um glamour especial a essa profissão. Mas as coisas não são bem assim. Chegar ao estrelato requer disciplina, entrega e talento. E também sorte de conhecer as pessoas certas e que podem ajudar dando um empurrãozinho. E lembre-se: beleza até pode ajudar, mas o que vale mesmo para se manter na carreira é o talento.

Publicidade

O corpo, a voz e a mente fazem parte do trabalho do artista. As emoções vividas pelo personagem interpretado podem estressar o ator tamanha sua intensidade. Por isso quem está interessado em seguir a carreira deve estar preparado para as agruras da profissão. Hoje em dia o ator moderno tem que ser completo e preparado para atuar no cinema, televisão ou teatro. E cada uma dessas áreas tem as suas peculiaridades. Na teledramaturgia e no cinema o ator é bastante captado pela câmera e dessa forma sua proximidade e interação com o público que o assiste é bem maior. No teatro são explorados muito mais a expressão corporal e a oratória. Para cada mídia há técnicas e práticas diferentes de interpretação. Porém ator que tem talento possui capacidade de interpretar qualquer personagem sem problema nenhum. Aliás, compor os papéis de forma natural é o grande desafio e o que diferencia um ator do outro. O público logo percebe quem tem a veia de artista.

O recomendado é frequentar um bom curso de interpretação. Esse é o primeiro passo nessa longa e árdua carreira. Procure oficinas para atores e comece do básico. Não almeje grandes papéis logo de saída. São raros os casos em que isso acontece. Oficinas de teatro e interpretação de vídeo ajudam bastante a ter uma noção do que é a vida do ator.

Profissionalismo e bons contatos são fatores muito importantes. Se a intenção é fazer da carreira de artista seu meio de vida, produza um bom currículo e tente escolher trabalhos que rendam visibilidade. Aproxime-se de pessoas que possam lhe ajudar a dar o primeiro passo, a apresentar-lhe para aquele diretor de teatro, novela… Mexa-se e corra atrás.

Publicidade

Profissionais da área garantem que não existe um perfil definido para o artista. Às vezes quem você menos imagina pode ser um excelente ator/atriz, portanto não desista. Força de vontade, dedicação e talento são a base de tudo. E nunca desista quando ouvir um “não”. Quando se menos espera, chega um convite e tudo muda. Mantenha o foco, aperfeiçoe-se e as chances de sucesso aumentarão.

Publicidade

Comente