Como se tornar um profissional da maquiagem

Você curte maquiagem? A carreira é bastante promissora e promete muitos ganhos a quem se dedicar e buscar constante especialização.

O maquiador procura aperfeiçoar ou corrigir defeitos na aparência das pessoas, utilizando para isto produtos cosméticos como base, pó compacto, rímel, blush, lápis delineador para olhos, batom, gloss, prímer, sombra etc. Uma maquiagem bem feita esconde ou diminui imperfeições como cicatrizes, rugas, manchas e olheiras. O profissional pode, inclusive, criar maquiagens artísticas para shows, festas infantis, peças de teatro e televisão.

Publicidade

Desde sempre, o público-alvo é o feminino. Porém, os homens também necessitam destes recursos, principalmente aqueles que trabalham frente às câmeras como atores, modelos, apresentadores e cantores.

Confira as principais atividades do profissional da maquiagem:

– Aplicar prímer;

Publicidade

– Passar a base para suavizar a pele e homogeneizar seu aspecto;

– Usar pós e corretivos a fim de cobrir falhas, cicatrizes, bem como destacar a beleza natural da pessoa;

– Aplicação de sombras específicas, lápis de olho, máscaras para cílios e delineadores para ressaltar os olhos;

– Passar blush para reavivar a cor da pele;

– Aplicar batom, gloss e delineador para destacar a boca, realçando ou diminuindo o tamanho dos lábios conforme a cor;

– Aplicação de cílios postiços;

– Maquiagens adesivas.

Quem está interessado em ingressar na área deve possuir algumas características especiais. Veja:

– Gosto pela área da estética;

– Habilidades manuais e boa coordenação motora para não tremer durante a aplicação da maquiagem;

– Senso estético apurado;

– Firmeza;

– Visão em bom estado;

– Ser criativo;

– Estar atento aos detalhes;

– Saber usar as cores em favor do cliente;

– Sensibilidade.

O mercado de trabalho é amplo. Os profissionais da maquiagem atuam em salões de beleza e estéticas. Trabalhar como autônomos e atender a domicílio rende uma boa grana. Há ainda os maquiadores que atendem exclusivamente o meio artístico, ou seja, artistas e modelos, já que neste meio é fundamental que a maquiagem esteja perfeita para a caracterização dos personagens. Atualmente, o setor televisivo tem atraído mais profissionais pelo retorno financeiro e reconhecimento.

A concorrência é grande, por isto buscar especializações é muito importante para se firmar na carreira. É interessante participar de workshops, feiras e congressos de beleza para estar por dentro das novas tendências. Os rendimentos variam. Em início de carreira os valores podem chegar a R$ 1200. Os profissionais que alcançam reconhecimento e sucesso faturam até R$ 8000 ou mais.

Ficou interessado? Confira onde você pode buscar conhecimento na área:

Instituto Embelleze

Possui escolas em todo o Brasil e o curso de maquiagem tem a duração de quatro meses. Acesse o site www.institutoembelleze.com.br e confira mais detalhes.

Senac

Também oferece cursos de maquiagem em todo o país. As cargas horárias ficam em 15 e 160 horas. Acesse o site www.senac.br e obtenha mais informações.

Catharine Hill

São vários os cursos profissionalizantes com diversos modalidades e estilos. O site é www.catharinehill.com ;

Faculdade do Anhembi Morumbi (SP)

A instituição oferece o curso superior de tecnologia e cosmética, com ênfase em maquiagem profissional. Acesse o site www.anhembi.br .

Publicidade

Comente