Como se tornar uma boa dona de casa

Cuidar da casa e da família em tempo integral não é fácil. Leia as dicas abaixo e veja como se tornar uma boa dona de casa.

Ser dona de casa não é algo tão fácil assim. A jornada de trabalho começa bem cedo e só encerra na hora de dormir. Há quem pense que ficar somente em casa, cuidando dos afazeres domésticos, indo às compras e buscando os filhos na escola é algo simples e tranqüilo. Mas não é verdade. Cuidar de toda a estrutura que envolve marido, filhos e casa requer disposição e também muita criatividade para utilizar os recursos que temos.

Publicidade

Mas o que é ser dona de casa? É fazer que a casa funcione direito para quando os outros integrantes da família chegarem possam encontrar tudo em condições. A boa dona de casa é centrada e sabe se organizar e planejar. E para que as coisas fluam naturalmente, leia as dicas abaixo e veja como se tornar uma boa dona de casa:

– Baseada na rotina da sua família, elabore um cronograma e o siga fielmente. Em uma tabela coloque os horários de limpeza dos banheiros, cozinha e demais ambientes da casa. Seguindo esse planejamento, você irá conseguir otimizar seu tempo;

– Para facilitar sua vida, combine com sua família um cardápio para a semana toda ou pelo menos para os próximos três dias. De posse disso, suas idas ao supermercado e feira serão mais objetivas e sem perda de tempo e dinheiro;

Publicidade

– Quando a grana andar curta, prepare pratos fáceis, sem grandes elaborações. O mesmo vale para os produtos de limpeza. Bicarbonato de sódio e vinagre são excelentes auxiliares na higienização doméstica. Além de terem valores bem acessíveis, são produtos que sempre temos em casa.

Combater o desperdício é fundamental. Uma boa dona de casa sabe exatamente como proceder para evitar que isso aconteça. Veja as dicas para economizar e comemore a diferença no final do mês:

· Reaproveite os alimentos. Não jogue foras as cascas e folhas das verduras. Você pode fazer novos e saborosos pratos com eles;

· Faça uma pesquisa de preços antes de sair às compras. De um supermercado para outro há diferenças. Fique atenta às promoções, onde as mercadorias costumam apresentar preços bem mais acessíveis. Nem sempre a marca mais cara é a mais gostosa. Experimente uma que tenha o valor mais baixo;

· Ao lavar a louça e escovar os dentes, evite deixar a água correndo. O mesmo vale para o chuveiro. Nos dias mais quentes, é recomendado usar o sabonete com a ducha desligada;

· Desligue a luz nos ambientes em que não há ninguém;

· Reutilize a água da louça para lavar o chão da cozinha;

· Aproveite as promoções nos finais das estações para comprar roupas e sapatos para a família inteira;

· Uma boa dona de casa precisar ter noções básicas de como lavar e passar roupas para não manchar e estragá-las;

· Não desperdice material de limpeza. Alguns custam caro. Siga as instruções do rótulo.

As dicas acima devem ser repassadas para toda a família para que alcancem o resultado desejado no final.

Mantenha a mesma rotina de limpeza todos os dias e delegue tarefas para todos. Camas devem ser a primeira coisa a ser arrumada pela manhã. Louças sujas e acumuladas na pia rendem mais trabalho e o risco de atrair insetos é bem maior. Varra a casa e tire o pó sempre que necessário. Juntar lixo dentro de casa também atrai insetos. Mantenha bem vedada a lixeira e a recolha diariamente ou sempre que for necessário. Banheiros limpos e cheirosos são sempre bem-vindos, não é? Providencie para ter nos ambientes sprays aromatizantes para deixar a casa sempre perfumada.

A boa dona de casa sabe também que entre tantas atividades, ela precisa de um tempo para si mesma. Ficar somente em função de afazeres domésticos é desgastante, até mesmo para aquelas mulheres que têm verdadeiro prazer em fazer esse serviço. Ir ao salão, pintar as unhas e cuidar dos cabelos fazem parte dos cuidados básicos. Ver pessoas diferentes para trocar idéias é importante. Leia livros, jornais e acesse a internet para saber o que está acontecendo no mundo lá fora. O maridão quer chegar em casa e encontrar alguém para conversar e, vamos ser claros, bater papo somente sobre assuntos domésticos é um risco para o casamento.

E nos finais de semana, a dona de casa deve dar um tempo para si mesma. Delegue as tarefas de casa para os filhos maiores e saia para curtir com o marido. Afinal, você merece relaxar, não é?

Publicidade

Comente