Hoje em dia é tudo com elas. As secretárias não são mais meras recepcionistas e telefonistas. São o braço direito dos seus chefes, tomando decisões, participando ativamente de reuniões e lidando e resolvendo os mais diversos problemas da empresa. As secretárias são multitarefa.

Como se tornar uma secretária de sucesso

Para uma profissional desta área alçar voos mais altos é preciso estudo, dedicação e interesse em se atualizar. Quem sonha em se tornar uma secretária de sucesso precisa conhecer pelo menos dois idiomas. O inglês é fundamental, mas é só o começo. Para trabalhar em uma multinacional, o grau de exigência é bem maior. Espanhol, alemão, italiano e francês são os idiomas mais solicitados. Não é nem preciso dizer que o conhecimento da língua portuguesa é fundamental.

Fique antenada para a evolução tecnológica, Não se deixe ficar para trás. Informática é imprescindível não somente para as secretárias, mas para qualquer profissional.
As características exigidas para este cargo são muitas, mas podem se destacar flexibilidade, pró-atividade, capacidade de absorver e repassar informações, jogo de cintura, habilidade em se comunicar com os colegas e o público externo, entre outras.

A secretária lida com informações confidenciais da empresa, portanto a ética recomenda que ela mantenha sigilo absoluto sobre todos os documentos que lhe chegarem às mãos. Atualmente, existem muitas escolas de nível médio que oferecem o curso de Técnico em Secretariado e cursos de graduação em Secretariado Executivo. Lembre-se que para exercer a profissão, o curso tem que ser reconhecido pelo MEC, o que dará direito ao registro na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego.
Uma secretária é discreta no agir e no falar. Suas vestes têm que ser adequadas ao ambiente, afinal local de trabalho não é passarela. Não exagere no perfume, procure usar fragrâncias suaves. O cabelo deve estar sempre bem arrumado e a maquiagem leve.

O interessante é que muitos homens também estão se interessando pela carreira e muitas empresas já estão absorvendo-os no mercado de trabalho. Para quem tem dúvidas ainda sobre qual carreira seguir, secretariado executivo é uma ótima alternativa.

Receba mais sobre "Como se tornar uma secretária de sucesso" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário