Como se valer dos benefícios dos probióticos

Conhecidas como bactérias do bem, os probióticos auxiliam no funcionamento intestinal e também ajudam a emagrecer.

Alimentação desregrada, estresse, alguns tipos de medicamentos e mudanças climáticas são capazes de interferir no nosso equilíbrio intestinal. E realmente muitas pessoas sofrem bastante quando o intestino não funciona bem. Os probióticos, encontrados em iogurtes e leites fermentados são excelentes auxiliares na solução desse problema. E mais do que isso: com o intestino funcionando direitinho, doenças como câncer de cólon podem ser evitadas.

Publicidade

No entanto, probióticos são alimentos e não remédios e por isso não vão suprir algumas carências do organismo. A boa notícia para quem deseja emagrecer é que quando o intestino está em dia, o inchaço reduz e a pessoa perde peso. Aliado a uma dieta, o emagrecimento acaba acontecendo mais rápido.

Mas não são apenas as pessoas que têm intestino preso que devem consumir – diariamente – os probióticos. As bactérias do gênero Lactobacillus auxiliam na absorção dos nutrientes e na resistência a gripes e infecções. Mesmo atuando no intestino, as bactérias fortalecem as defesas do corpo inteiro.

Os probióticos vivem no nosso intestino. São a base da flora intestinal, proporcionando equilíbrio, saúde e fazendo manutenção das defesas do organismo. Para alcançar os efeitos desejados, o consumo deve ser regular e a dieta balanceada. Quanto mais legumes, verduras e frutas você ingerir, mais proveito irá tirar dos probióticos que se alimentam das fibras desses alimentos.

Publicidade

Não há quantidade certa para ingerir e também existem probióticos encontrados em cápsulas e sachês. Nesses últimos a concentração é maior, sendo necessária orientação médica antes de consumir. Bifidobactérias e lactobacilos são alguns tipos de bactérias dos bem encontrados nos alimentos.

Veja os principais benefícios dos probióticos:

– Fortalecimento do sistema imunológico, pois há mais produção de células protetoras;
– Previne câncer de intestino, equilibrando bactérias boas e ruins;
– O trânsito intestinal fica regulado, reduzindo riscos de alguma doença inflamatória no intestino;
– O inchaço reduz e a pessoa se sente mais leve;
– Aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos;
– Maior absorção de cálcio e ferro;
– Aumento de uma enzima que ajuda na digestão da lactose, particularmente importante para quem sofre de intolerância a ela.

Nos supermercados procure a área dos laticínios e você encontrará diversas opções de iogurtes e leites fermentados. Experimente. Além de bem saboroso, sua saúde agradece. Na forma caseira também são encontrados probióticos nas coalhadas e no kefir.
Invista em você.

Publicidade

Comente