Como ser mais criativo

Nem tudo o que se ouve sobre ajudar o cérebro é verdade. Horas de sono rigorosas, descanso eterno, pouco álcool e lugares solitários não são exatamente os ingredientes para ter ideias um insight. Para começar, é preciso saber o que isso quer dizer.

Publicidade

Quando você vê letras embaralhadas, como NLAIABAIR, duas coisas podem acontecer para descobrir a palavra correta: você pode separar as letras e encaixar as sílabas, de modo que a palavra surja, ou, a palavra correta aparece e pronto. Ela vem ao seu cérebro do nada. Isso se chama insight, e se você teve um, significa que seu cérebro está rápido. Aliás, a palavra correta é BAILARINA.

A alguns centímetros atrás da orelha direita, está a parte cerebral que fica ativa quanto se tem uma faísca que ilumina as ideias. Quando você entende uma piada, compara coisas diferentes e faz interpretações, ou quando a palavra correta aparece na sua mente, essa parte do cérebro ativa.

Se seus hábitos são noturnos e sua carga horária de sono é cerca 6 horas por noite, provavelmente, acorda com ideias boas. Em momentos de muito sono, ou grande relaxamento, a possibilidade de ideias criativas é maior. Um pouquinho de cerveja até ajuda, mas nada de se embriagar.

Publicidade

Nas empresas, é comum pregar o brainstorming. Essa tática consiste em não criticar as ideias alheias, apenas dizer as suas, em uma reunião. Na prática a coisa não funciona tão bem, já que as críticas são necessárias para a melhoria. Critique em nome do aperfeiçoamento, inclusive a si mesmo.

Como criatividade e liberdade andam juntas, não se prenda à realidade brutal e cinza de hoje.

Não esqueça o fato de que o mundo e as pessoas existem, e que é importante focar-se neles por um tempo, mas imaginar situações como ter um dinossauro de estimação ou voar num peixe dourado gigante, com certeza vai calibrar sua mente. Veja uma lista com atividades para deixar seu cérebro tinindo.

1. Lembre-se da cor azul e rejeite o vermelho. Azul remete aos céus e as águas e tende a expandir as ideias, ao contrário do vermelho, que geralmente significa proibição, travando a mente.

2. Pense enquanto dorme. Quanto mais sono, mais conexões iluminadas.

3. Viva na lua. Se você fica sonhando acordado o tempo inteiro, prossiga desse modo. Pensamentos desligados geram boas ideias.

4. Ria muito. Ler ou assistir coisas engraçadas melhora o desempenho em situações criativas. É bem melhor do que ver algo tedioso ou que dá medo.

5. Fique na multidão. Ver muitas pessoas e viver situações diferentes ajuda o cérebro a se fortalecer.

6. Tome banho. Sim, tomar banho desenvolve as ondas cerebrais.

7. Brinque. Todos sabem que crianças têm uma criatividade impressionante. Lembre-se das suas épocas de infância e brinque de vez em quando.

Publicidade

Comente