Como ser um escritor independente

Neste artigo você terá dicas importantes sobre como fazer para se tornar um escritor independente e talvez, no futuro, viver disso.

As regras básicas de um escritor serão sempre as mesmas: Ter uma boa escrita, ler bastante e ter a mente fértil. Mas é fato que hoje em dia se tornou mais fácil ter um livro publicado, ter seus direitos autorais devidamente reconhecidos e divulgar seu trabalho em algum site. Mas falando parece bem simples e na verdade é! O que acontece é que lhe falta informação e força de vontade. Veja abaixo o que você precisa para ser um escritor independente.

Publicidade

1. Partindo do principio

Como eu disse mais a cima, você precisa seguir as regrinhas básicas. Para conseguir basta, na ordem, sempre atormentar seus professores de redação – se não tiver uma, há alguns professores online por um baixo custo – e usar o Word na hora de escrever. O Word corrigirá seus erros graves e te ajudará com a concordância verbal.

Leia sempre! Leia muito! Não se prive apenas em um único gênero. Em qualquer momento da vida, nós escritores independentes, nos vemos obrigados a escrever uma cena de um gênero que não nos agrada, mas que dá qualidade para a história. Por isso, até para aprender a escrever este tipo inesperado de cena, leia outros gêneros também. Ah… Só para não esquecer: Devore os livros!

A maneira mais fácil de ter a mente fértil é lendo muito, imaginando inúmeros tipos de situações e assistindo vários tipos de filmes e seriados. Acontece muito de uma ideia vir do nada quando se está vendo TV. A ideia veio? Caneta e papel já!

Publicidade

2. Livro pronto falta publicar!

O maior empecilho do escritor é depender da sorte. A sorte de enviar seu livro para uma editora e rezar para que, em um momento de sorte (outra vez), o Editor abra seu pacote e leia o conteúdo! Acontece muito de a editora enviar de volta sem ao menos ter aberto. Nesse caso colocar um pouquinho de cola em algumas pontinhas das páginas irá te dizer se foi lido ou não.

Mas como tem aqueles que querem lançar logo e viver disso, hoje existem as Editoras Online. São elas responsáveis por, muitas vezes de graça, lançar os autores e imprimir por demanda colocando no preço final o seu direito autoral e o valor cobrado pela gráfica.

Duas editoras muito boas são: Clube dos Autores e Bookess

Ambas são excelentes e cumprem muito bem o seu trabalho. Mas quem divulga seu livro é você! Leias as dicas de cada site, adquira o seu ISBN e depois de ter seu livro disponibilizado para venda, compre espaço em blogs, Fan Pages e sites. Ofereça seu livro para as livrarias, venda de porta em porta… Fale para os amigos, viagem!

Lembre-se: A Editora não divulga você, é você quem se divulga!

Publicidade

Comente