Como ser um escritor

Saiba quais são as principais dicas para se tornar um escritor.

Muitas pessoas gostam de ler e de escrever e algumas sonham em ganhar a vida através das palavras, se tornando um escritor.

Mas é necessário saber que, ser um escritor é algo muito difícil e que requer muita dedicação e principalmente muito trabalho. Assim como os atletas treinam muito para alcançar seus objetivos e superar os seus limites, as pessoas que sonham em se tornar escritores devem escrever muito.

Publicidade

Vejam quais são as principais dicas para que você consiga se tornar um escritor.

Escrever sobre tudo

Um escritor não deve ter medo de escrever. Escreva textos de ficção, textos informativos, poesias, crônicas, ensaios, contos, enfim, estude todos os gêneros literários. E estabeleça uma rotina diária para escrever. Escreva até você se sentir exausto ou até a sua vista ficar turva. Quando você sentir esses sintomas, aí você escreve ainda mais um pouco. Pois a habilidade na escrita só é adquirida com muita prática.

Publicidade

Leia muito

Ler é o combustível do escritor. É através da leitura que ele estabelecerá diretrizes para a sua escrita e de onde ele irá retirar as fontes para escrever sobre os mais variados temas. Então leia romances clássicos da literatura universal, leia artigos na internet, lei revistas, jornais, bula de remédio. Leia sobre tudo, pois a leitura, além de facilitar à escrita, enriquecerá o seu vocabulário.

Tenha o seu local de trabalho

Todo o escritor deve ter o seu local de trabalho. Existem alguns escritores que escrevem em qualquer lugar, shoppings, parques, na casa dos pais ou em qualquer outro lugar, sempre transportando o notebook aonde for. Mas tenha certeza, que em suas residências, existe um cantinho com uma escrivaninha, um caderno de anotações, uma caneta e alguns livros, pois é neste lugar que ele irá anotar ideias ou revisará textos. Então faça o seu ambiente de trabalho, e lembre-se de manter o silêncio para que a sua escrita se desenvolva com eficiência.

Procure formas de divulgar o seu trabalho

Não adianta ser um escritor e viver recluso e fechado para o mundo e paras as pessoas. Os escritores de sucesso mais tímidos e mais reclusos, no começo de suas carreiras tiveram que expor os seus trabalhos num dado momento. Os escritores de hoje possuem uma ferramenta fantástica chamada: “internet”. Então divulgue seus textos na web, divulgue no facebook ou em qualquer outro site literário. Existem muitas alternativas para quem deseja expor textos na internet. Se quiser expor seus trabalhos mais profissionalmente, crie um site pessoal ou um blog e comece a expor os seus textos para o mundo.

Participe de concursos literários

Os concursos literários são uma ótima forma para você avaliar o seu nível de escrita. É uma forma de competir e de se aperfeiçoar, além disso, servem para divulgar o seu talento para pessoas que tem contato com as editoras. Então faça uma busca na internet sobre: “concursos literários em andamento”. Você vai encontrar muito concursos de contos e de poesia espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Alguns até rendem uma boa quantia em dinheiro.

Essas são as dicas para se tornar um escritor, não perca tempo, corra atrás do seu sonho.

Publicidade

Comente