Como soltar um parafuso enferrujado

“Confira as dicas para remover aqueles parafusos que aparentemente não tem mais solução”.

Existe uma lei de Murphy que afirma que se algo pode dar errado, então dará. É claro que essa afirmação não se referia justamente a um parafuso enferrujado, mas para quem já passou pela situação de ter que tirar um parafuso assim sabe que ela se aplica muito bem. É muito frustrante saber que uma tarefa simples de tirar um parafuso que levaria segundos, nos toma um grande tempo, pela dificuldade de removê-lo quando está enferrujado. O grande problema é que a ferrugem começa a corroer o parafuso, quebrando-o quando tentamos remover com uma chave de fenda.

Publicidade

Removendo o parafuso

Mas para remover um parafuso enferrujado não tem mistério, quando você sabe como fazer. Ao se deparar com esta situação, utilize algum produto como o WD-40 sobre a cabeça do parafuso e aguarde alguns minutos para que penetre por toda região dele e você verá como é simples resolver este problema. Se você não tem nenhum produto neste estilo, escove o parafuso com querosene.

Usando a chave correta

Para concluir sua tarefa, evite utilizar chaves elétricas. Procure uma chave de fenda de boa qualidade e que se ajuste perfeitamente à cabeça do parafuso. A chance de removê-lo em segundos é bastante alta.

Tenha cuidado se a cabeça do parafuso é muito chata, certificando-se de que a chave de fenda preencha todo espaço por ela utilizada, sem deixar folgas ou o contrário, verificando se a chave não é muito grande para o parafuso utilizado. Errar no tamanho da chave vai fazer o parafuso quebrar em cima, impossibilitando que ele seja removido.

Publicidade

Tente outra vez

Se não deu certo na primeira tentativa, aplique mais lubrificante e tente posicionar a chave de fenda no parafuso em diferentes ângulos. Outra dica é colocar a chave de fenda na posição e com um martelo bater nela algumas vezes, para que a chave penetre mais e você consiga tirar o parafuso.

Extratores de parafusos

Em último caso, você pode recorrer a um extrator de parafuso, que pode ser adquirido em lojas de ferragens. Este equipamento fura o parafuso e para isso você penetra a ferramenta na cabeça do parafuso e simplesmente gira ele removendo-o. Verifique no manual do extrator o tamanho do parafuso, pois a ferramenta deverá ser menor do que o tamanho do parafuso que você deseja remover.

Outras técnicas

Se nada disso deu certo, você pode tentar colocar sob o parafuso água gaseificada ou gás carbônico, isso vai fazer com que a ferrugem seja removida. Também poderá tentar aquecer o parafuso até que ele fique incandescente, facilitando sua remoção.

Publicidade

Comente