Como superar a depressão aos domingos

O domingo nem sempre é sinônimo de descanso para muitas pessoas. Tédio e desanimo fazem parte da rotina de muita gente. Veja maneiras de tornar seu domingo excelente.

O domingo é para ser alegre, de descanso e muito relax. Porém não é bem isso que acontece na vida de muitas pessoas. O tédio parece marcar o primeiro dia da semana e o pior de tudo é a segunda-feira se aproximando. A impressão é ser o domingo simplesmente um dia interminável.

Publicidade

Mas há muitas maneiras de tornar esse dia excelente. O primeiro passo é mudar de pensamento e colocar na mente que sim, o domingo tem tudo para ser muito agradável. Não deixe que ele se transforme em longas horas vazias. Saia da deprê dominical seguindo as dicas a seguir:

– Que tal esquecer o sofá e a televisão? Ficar sentado em frente a eles, assistindo aqueles programas insuportáveis deixa qualquer um entediado ao extremo. Saia da rotina. A TV é uma excelente forma de lazer, mas também acomoda as pessoas. Levante do sofá e vá fazer outra atividade. Até mesmo limpar a casa pode ser mais divertido e ainda vai tirar você desse tédio horrível;

– O domingo não é ruim somente para você. Já parou para pensar se seus amigos ou familiares também não estão aborrecidos por ter que enfrentá-lo? Então mude tudo isso. Promova um almoço fora ou em casa mesmo. Reúna as crianças e façam campeonatos de videogame ou cartas. Uma viagem curta também ajuda a renovar as energias e esquecer a semana corrida que virá pela frente. O importante é sair da rotina e se mexer!

Publicidade

– Para elevar a sensação de bem estar pratique exercícios. Essa é uma excelente maneira de mandar a preguiça para bem longe e ainda perder aquelas gordurinhas que insistem em ficar na sua barriga. A endorfina, hormônio liberado pelo organismo, traz uma deliciosa sensação de conforto que pode permanecer por mais doze horas depois do fim do exercício;

– Quer combater o mau humor de uma maneira bem prazerosa? Escute suas músicas preferidas. Ao fazer isso, a endorfina (ela outra vez) ajuda a aumentar o seu bem estar. Além disso, se você escutá-las por meia hora os vasos sanguíneos se dilatarão e a tensão reduz. Portanto, som na caixa ou nos fones!

– Além de o domingo ser um dia tedioso e aborrecido para a maioria das pessoas, o que o torna um dia pior é a antecipação dos problemas que começam na segunda-feira, no trabalho. Se isso lhe incomoda muito, a sugestão é planejar sua semana ainda no domingo. Coloque no papel todas as coisas que você considera urgentes ou pendentes. Organize as tarefas, pense em alguém para delegar certas atividades. Nada de centralizar serviço, hein? Depois de tudo posto no papel, faça uma análise de tudo que listou e você verá que as coisas não são tão complicadas como nossa mente deixa parecer;

– Choveu no domingo? Não, isso não é o fim do mundo. Aproveite para curtir a casa. Pegue aquele bordado que há horas está guardado e distraia-se com ele. Relaxe fazendo yoga ou meditação. Procure aquela amiga que você só vê pelo Facebook e ponha os papos em dia. Sim, há muitas maneiras de você mandar a depressão dominical passear. E só depende da sua boa vontade.

Publicidade

Comente