Como ter um animal silvestre

Quer ter um papagaio? Saiba que ele é um animal silvestre e é preciso ter licença. Saiba como ter um animal silvestre dentro da lei e com os cuidados e carinho que ele merece.

Foi-se o tempo que ter um cachorro ou gato era a vontade das pessoas. Agora o que mais nós temos visto, são pessoas que criam leões, macacos, onças, elefantes…imagine-se criando um elefante em seu quintal? Meio estranho não? Mas há realmente, pessoas que gostam de criar animais diferentes e selvagens, abrindo mão dos convencionais cães e gatos.

Publicidade

Se você é uma dessas pessoas e gostaria de criar um animal selvagem em sua casa, veja neste artigo como você pode obter a licença para ter um animal silvestre e os cuidados que você deve ter para eles terem saúde, beleza e bem estar como se vivessem no seu habitat natural.

Criadouros legais

Se você está pensando em ter um papagaio, saiba que é crime ter um em casa sem os documentos legais concedidos pelo Ibama(Instituto brasileiro do meio ambiente e dos Recursos Naturais renováveis). Para ter um animal como esse e qualquer outro que seja registrado como animal tipicamente brasileiro, você só deve obtê-los em criadouros legalizados e liberados pelo Ibama.

Nunca em hipótese alguma, compre animais silvestres de vendedores ou criadouros clandestinos. Eles vendem mais barato mas os animais não tem registro, geralmente estão feridos ou doentes e não há qualquer tipo de recomendação aos cuidados como alimentação, moradia e veterinários.

Publicidade

Alimentação

Assim que obter um animal silvestre legalizado, tenha certeza que poderá arcar com os custos de alimentação que ele dependerá. Uma onça em cativeiro por exemplo, come de 2,5 a 3 quilos de carne diariamente. A água deve ser trocada duas vezes ao dia e você deve ter um cuidado especial quanto a visita de um veterinário regularmente, para o cuidado total de seu animal selvagem.

Aonde ele irá viver?

Essa é uma questão de grande importância: você tem espaço suficiente para ter um animal silvestre? No caso de um papagaio ou pássaros nativos como sabiá, uma gaiola ou puleiro já resolve mas ter uma onça pintada ou macacos em casa, já necessitam de muito espaço entre outros cuidados como:

· Não deixar fios da rede elétrica a vista para evitar choques;

· Cercar a casa com muros em vez de cercas e colocar telas de proteção, principalmente em casa com macacos e pássaros para eles não fugirem;

· Dispor de um local fechado e seguro para acomodar sua onça, macaco ou pássaros silvestres e que seja um local espaçoso, sempre limpo e que ele tenha liberdade de movimentos;

· Garantir a integridade física de suas visitas, caso seus ´´bichinhos“ tenham o costume de ficarem soltos pela casa ou quintal.

Publicidade

Comente