Como ter uma pele saudável em qualquer idade

Para manter sua pele sempre com aspecto saudável é preciso cuidados especiais. Descubra quais são lendo as dicas abaixo.

À medida que a idade avança é possível perceber algumas mudanças não apenas no corpo, mas no rosto também. Pequenas rugas, linhas de expressão mais destacadas e perda do viço estão entre elas. Receitas preparadas em casa podem frear um pouco a ação do tempo. Leia as dicas para manter sua pele sempre saudável e hidratada:

Publicidade

– Aos 20 anos: nessa idade a pele ainda está firme e viçosa, mas é a partir daí que os cuidados começam. A vida agitada de quem estuda, trabalha, malha e vira a noite na balada certamente irão acelerar a produção de radicais livres. O resultado é o aparecimento de linhas de expressão e piora da acne para quem tem tendência.

Mantenha uma rotina diária de limpeza, tonificação e hidratação do rosto. Durma sem maquiagem (isso vale para qualquer idade) e comece a usar creme anti-idade.

Filtro solar deve ser usado até em dias nublados. Ah, e ficar muito tempo no sol se bronzeando envelhece a pele mais rápido. Anote uma receita caseira para limpeza profunda:

Publicidade

No liquidificador bata 2 colheres de sopa de semente de mamão,1 colher de sopa de aveia e ¼ de copo de 200 ml de leite. Espere formar uma papa e acrescente 1 colher de sopa de iogurte natural. Passe a mistura por todo o rosto, pescoço e colo em movimentos circulares. Espere de 20 a 30 minutos e enxágue;

– Aos 30 anos: as rugas começam a aparecer nessa época e as tensões do dia-a-dia podem fazer com que sua pele vá perdendo o viço pouco a pouco. As manchas também estão mais sujeitas a aparecer. O uso de cremes se torna praticamente obrigatório. A dica é usar aqueles que potencializam a redução das rugas e linhas finas.

Diminua o açúcar e alimentos industrializados. Confira uma receita caseira que dá fim aos radicais livres:

Faça uma esfoliação na pele com 1 colher de sopa de aveia e 1 colher de sopa de mel. Remova com água fria. Rale uma cenoura fina, misture meio mamão papaia pequeno e 1 colher de mel. Passe na pele e cubra com papel-filme. Aguarde de meia hora a 40 minutos e retire com água fria.

– Aos 40 anos: por causa do metabolismo que funciona mais devagar e também pelos efeitos da menopausa, a pele fica mais desidratada, sem brilho e elasticidade. O aumento de rugas e linhas de expressão se tornam mais visíveis já que diminui a produção de colágeno e elastina. A dica é usar cremes à base de vitamina C, antioxidantes e ácidos para evitar que a pele fique seca demais. Conheça agora uma receita que promete dar mais firmeza à pele:

Dissolva duas folhas de gelatina incolor em 1 xícara de café de água quente. Passe no rosto com algodão. Em seguida, corte vários pedaços de folha de gelatina e ponha no rosto. Para segurar melhor, coloque algodão umedecido em água morna por cima. Espere 25 minutos e remova com uma infusão de água de rosas.

Publicidade

Comente