Como ter uma velhice saudável e com qualidade de vida

Veja algumas dicas extremamente necessárias para quem deseja conquistar uma velhice saudável e com qualidade de vida.

Ter uma velhice saudável com qualidade de vida e tranqüilidade é o sonho da maioria das pessoas. Ver o desenvolvimento dos filhos, netos e até bisnetos é uma grande dádiva divina que deve ser buscada com afinco desde a juventude, pois não é fácil driblar os problemas de saúde que inevitavelmente aparecem com o avanço da idade.

Publicidade

Este artigo irá apresentar algumas dicas para quem deseja envelhecer com saúde. Apresentar algumas atitudes extremamente necessárias e recomendadas por médicos e especialistas em nutrição que visam à manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Para envelhecer com saúde é preciso:

Ter uma alimentação saudável
Exercitar-se diariamente
Fazer atividades que tragam satisfação e realização pessoal

Agora veja os detalhes sobre as dicas descritas acima:

Publicidade

1º Ter uma alimentação saudável

É uma afirmação que soa como redundância nos dias de hoje. Afinal de contas, todas as pessoas já ouviram falar, seja na televisão, na internet, em consultas médicas ou em palestras relacionadas à saúde que se alimentar com frutas, legumes e verduras é uma forma de combater doenças e manter a saúde. Mas o difícil é por em prática.

Então tome uma atitude a partir de hoje. Troque frituras, refrigerantes e massas por frutas, verduras e legumes. Não é preciso ser radical, apenas alimente-se mais de alimentos saudáveis do que com alimentos que fazem mal a saúde. Reduza as porções e mude seus hábitos alimentares. Uma boa dica é consultar um nutricionista ou um endocrinologista para pedir uma dieta ou um guia alimentar.

2º Exercitar-se diariamente

É o principal complemento para se chegar a uma velhice saudável. Comece com uma caminhada de 30 minutos sem muitas pretensões. E vá aumentando a intensidade de acordo com o seu tempo e sua disposição. Se quiser um acompanhamento mais profissional, matricule-se numa academia. Não tenha medo. As pessoas que estão na academia, um dia também tiveram que dar o primeiro passo. Ninguém consegue um corpo sarado do dia para noite, é preciso ter uma freqüência de exercícios. Então tome essa atitude agora e comece a buscar a sua velhice saudável e com qualidade de vida.

3º Fazer atividades que trazem satisfação e realização pessoal

Identifique as atividades que proporcionam prazer e realização pessoal. Seja andar de bicicleta, cuidar de cachorros, pintar quadros, trabalhar numa instituição de caridade, escrever um livro, ou decorar casas. Não importa o que seja. Procure essas atividades e comece a tentar exercê-las de forma paralela a sua atividade profissional. Você vai ver que elas servirão como válvula de escape as situações estressantes do dia-a-dia. E vai perceber também que essas atividades lhe trarão uma ótima sensação de realização e de sucesso.

Conquistar uma velhice saudável é muito mais importante do que atingir o topo da carreira, pode ter certeza. Não adianta ser uma pessoa cheia de riquezas e não ter saúde. É melhor ter pouco dinheiro e ter uma saúde de ferro para conviver com as pessoas que amamos.

Então siga essas dicas e busque esse tesouro com muita disposição e vontade. Você vai ver que enxergará a vida por outro ângulo.

Publicidade

Comente