Como testar a velocidade da internet

Existem alguns sites para testar a velocidade da internet, mas em geral os resultados podem não ser reais, por algumas razões. No caso de a sua conexão ser compartilhada (numa rede ou com o uso de um roteador), a velocidade será mais lenta do que os testes informam. E o serviço sem fio é mais lento e instável do que o serviço com fio.

Publicidade

No Brasil, são muitos os que navegam pela internet e, informa o Procon, o número de reclamações é alto, concentradas principalmente em quedas da conexão, lentidão ao baixar arquivos e interrupções em chamadas via Voip.

No meu computador, a operadora informa que a navegação é feita com 300 Mbps (megabits por segundo), mas o teste de velocidade feito pelo speedtest (www.speedtest.net) informa que a velocidade de download é 2,3 Mbps e de upload, apenas 0,6 Mbps. A velocidade oscila de acordo com o horário e as operadoras podem reduzi-lo para evitar congestionamentos. Isso está expresso no contrato, mas pouca gente o lê.

Vale lembrar que, quando você contrata um plano de um mega, você vai navegar com um megabit, e não um megabyte. A diferença é grande: um byte equivale e oito bits.

Publicidade

Portanto, a banda larga de um mega (bit) navega com apenas 125 kbps. Esta é a velocidade para abrir páginas, transferir arquivos, enviar e-mails, etc.

No caso de transferências de arquivos, como músicas e vídeos, a lentidão é ainda maior, porque o site que você está acessando recebe e envia milhares de mensagens ao mesmo tempo. Assim, baixar um texto para estudo será mais rápido do que um filme, mesmo que eles tenham o mesmo peso.

Mas, nestes tempos em que o computador se tornou um eletrodoméstico (no Brasil, cerca de 80 milhões de pessoas têm acesso à internet) e muita gente não dá atenção às especificações do PC, antes de reclamar da operadora, convém conhecer seu computador, qual é o processador, que pode ser lento para qualquer operação, não apenas na navegação. Manter o PC limpo também ajuda a melhor a velocidade. Há programas específicos para excluir arquivos desnecessários e desfragmentar os arquivos, melhorando o desempenho do computador.

Muitos sites enviam cavalos de troia e vírus quando se navega por eles. E-mails de procedência duvidosa têm a mesma função. Não abra e-mails que você não solicitou e, ao fazer uma transação bancária, digite o endereço e certifique-se de que a página aberta começa com https ou httpss (hypertest transfer protocol safe ou supersafe). Por fim garanta que seu antivírus está atualizado e funcional.

Publicidade

Comente