Como tirar a chupeta da criança

Descubra o que é este vírus, qual a causa e como prevenir.

A chupeta é um dos principais instrumentos que os pais possuem para acalmar ou confortar a criança. Principalmente em momentos em que a criança está muito agitada, chorando e esperneando, muitas vezes a chupeta é vista como a solução para manter elas sob controle. Do ponto de vista médico já está comprovado sua importância na fase de desenvolvimento do bebê, bem como a prevenção na chamada morte súbita infantil.

Publicidade

Porém, evite dar a chupeta muito cedo. O mais indicado é a partir do primeiro mês de vida, quando o bebê estiver adaptado à amamentação. A recomendação é que a criança deixe a chupeta antes dos 4 anos, na fase em que entra para a escolinha.

Como retirar a chupeta da criança

A primeira alternativa dos pais é encontrar uma forma de substituir a chupeta por algum outro objeto. Uma dica são os copinhos com bicos.

A conversa é sempre importante. Lembre seu filho de que ele não é mais pequeninho, já está até na escola e que seus coleguinhas também já largaram.

Publicidade

Se a criança tem dificuldade em largar por conta, defina metas com ela. Por exemplo, diga que a chupeta só deve ser utilizada no momento de dormir. E premie seu filho quando conseguir cumprir estes objetivos.

O reforço positivo sempre funciona bem. Elogie seu filho quando ele tiver o comportamento adequado e diga que ele está crescendo. Nunca use punição para fazer a criança largar a chupeta.

Dê tempo ao tempo. É importante tirar este hábito, mas a melhor forma é ir devagar, sem pressão. Escolha o melhor momento para a criança e nunca tente fazer isso em momentos de grandes mudanças ou atritos familiares na vida da criança.

A chupeta é um momento de relaxamento da criança durante a hora de dormir e se você tirar isso procure outras coisas que possam substituir. Contar uma história para a criança descansar, deixar uma música relaxante até vir o sono, cantar uma música ou fazer uma massagem pode ajudar a criança nesta etapa.

É possível também recorrer a recompensas para que seu filho largue de vez a chupeta. Proponha de comprar aquele brinquedo que ele tanto quer ou mesmo fazer uma viagem de final de ano caso ele decida deixar de chupar o bico.

Efeitos colaterais

Quando você de fato conseguir remover de vez a chupeta da criança ela poderá apresentar alguns comportamentos que precisam ser levados em conta e trabalhados. Insegurança e uma certa ansiedade podem aparecer e você precisa estar atento para confortar a criança.

Publicidade

Comente