Como tirar as fraldas dos bebês

Chega uma hora que a tirada definitiva das fraldas é inevitável. Saiba como tirar as fraldas dos bebês na hora certa e garanta a independência e liberdade do seu filho.

Assim que o bebê nasce, ele precisa de todos os cuidados possíveis. É segurá-lo bem, vesti-lo, alimenta-lo, ensinar a sorrir, dar atenção e carinho, enfim, amá-lo muito! Mas até o primeiro ano, a criança é totalmente sujeita a mãe, sendo que a partir desse momento, em especial quando começa a andar, ela experimenta a liberdade e independência.

Publicidade

A partir dos 2 anos essa independência vai ficando mais esclarecida tanto para você quanto para o bebê, tanto que uma das marcas dessa fase é a tirada das fraldas. Não é fácil ensinar seu filho a sair das fraldas e começar a usar cuequinhas e calcinhas, mas com paciência você conseguirá que seu filho saia das fraldas no momento certo e sem problemas.

Meninos e meninas

Quem é mais fácil de desfraldar: as meninas ou os meninos? As meninas! Geralmente meninas são mais rápidas a aprender qualquer coisa do que os meninos, como por exemplo falar, andar e desfraldar. As meninas tendem a sentir o incômodo das fraldas mais cedo do que os meninos, e conseguem controlar o xixi (controle esfincteriano) com mais eficiência.

Imitação

Uma das estratégias para seu filho aprender a fazer xixi e cocô no peniquinho é a imitação. Quando for usar o banheiro, leve seu filho com você e deixe ele ver como você faz. O ideal é que meninos estejam com seus pais e as meninas com as mães para evitar confusões.

Publicidade

Incentive o uso do penico

Uma das coisas mais complicadas na fase em que está tirando as fraldas dos bebês, é fazer eles se acostumarem com o peniquinho. No início eles não vão querer sentar e vão chorar, depois vão sentar mas com roupa e até brincar com o penico até chegar na fase de sentar lá sem roupa e fazer xixi e cocô.

Não force a barra! Se ele não quiser sentar tudo bem, vá com calma e deixe ele explorar o objeto até se sentir familiarizado com ele. Com o tempo ele acostuma e vai se sentir seguro para usá-lo.

Tudo no seu tempo

Concluindo, tudo tem seu tempo e o melhor é que você não force nada. Deixe que seu filho ande peladinho pela casa, coloque a calcinha ou cuequinha e acostume-se a ver ele molhando-a ou fazendo cocô nela por muitas vezes, isso é normal nessa fase. O importante é que seu filho faça tudo no tempo dele e consiga acostumar sem fraldas aos poucos, até controlar o xixi e cocô e viver mais livre, sem fraldas.

Publicidade

Comente