Alguns documentos são muito importantes para o nosso dia-dia e parecem complicados de obter, mas quando temos atenção e seguimos alguns passos se torna bem fácil estar com a documentação em dia. Se você precisa tirar o seu certificado de reservista militar e não sabe como fazê-lo, veja o passo a passo.

A primeira coisa importante é entender exatamente o que é o certificado de reservista militar. Esse documento se trata de um certificado de que o cidadão está na Reserva do Exército, da Marinha ou mesa da Aeronáutica. Fique atento, pois esse certificado tem a mesma forma para as três Forças Armadas. Esse documento é referente somente aos homens maiores de 18 anos e é expedido pelo Ministério da Defesa. Todos os homens maiores de 18 anos devem ter o Certificado de Reservista ou então a dispensa militar que é o seu equivalente.

Como tirar certificado de reservista militar?

Quando se trata de tirar a primeira via do Certificado de Reservista o documento é emitido por uma autoridade competente. Isso significa comparecer a Junta Militar da sua cidade para se alistar quando completar 18 anos e esperar as etapas de seleção subsequentes. Você também pode procurar a Prefeitura de sua cidade.

Serão necessários os seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou RG;
Comprovante de residência;
2 fotos 3×4.

Para a primeira via não será cobrada taxa para emitir esse certificado, o reservista deverá esperar em torno de 30 dias para receber o documento.

Para tirar segunda via desse documento você deverá comparecer a mesma Junta Militar do Alistamento. Será necessário pagar uma taxa.

Para mais informações acesse o site.

Receba mais sobre "Como tirar certificado de reservista militar?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário