Como tirar CPF online grátis

Aprenda aqui o passo a passo para tirar seu CPF pela internet gratuitamente

Graças à modernidade e ao avanço tecnológico, foi-se o tempo em que éramos obrigados a ira uma agência da Caixa Econômica Federal ou aos Correios e pagar para conseguir tirar o CPF.

Hoje já é possível conseguir tirar seu CPF sem pegar filas e, melhor ainda, gratuitamente. Ainda não sabe da novidade? Então, aí vai um passo a passo para você conseguir tirar seu CPF online.

Publicidade

Antes de tudo, é necessário lembrar que existe uma regrinha básica para quem não quer pagar para tirar o CPF.

O serviço está disponível apenas para pessoas maiores de 16 anos, que já tenham tirado o Título de Eleitor. Portanto, se anda não tem o Título, nem adianta tentar, pois o cadastro exige o número desse documento. Sendo assim, somente quem já pode votar consegue tirar o CPF online de graça. Para você que é menor de 16 anos, é possível tirar o CPF gratuitamente, porém só pessoalmente em um dos postos da Receita Federal, Caixa Econômica ou Agência dos Correios.

Para começar, acesse o site da Receita Federal e clique em CPF na lista de Serviços mais procurados ou vá na caixa “Cidadão” e escolha a opção Cadastro – CPF.

Publicidade

Na página seguinte, clique em Inscrição CPF Internet. A página que vai abrir já é a página de cadastro. Clique aqui caso você queira ir direto à pagina de cadastro, onde você vai colocar seus dados completos e corretamente, conforme a figura abaixo.

Lembre-se de que todos os campos são de preenchimento obrigatório. Portanto, é importante estar com todas as informações necessárias em mãos. Basicamente, você vai precisar, além de nome completo, data de nascimento e título de eleitor, nome completo de sua mãe e endereço residencial completo.

Após informar todos os dados corretamente, é só clicar em enviar. Será gerado então um número de CPF e um comprovante de inscrição.

Caso você queira, já poderá imprimir o número do seu CPF e o comprovante na hora mesmo, ou então, é só anotar os dados e guardar em local seguro.

Pronto, seu CPF online foi tirado com sucesso! E sem taxas!

Não é preciso ir a nenhum posto da Receita Federal para retirar o cartão de CPF, já que a Receita deixou de utilizar os cartões de plástico.

Caso haja alguma inconsistência nos dados que você informar, o documento não será gerado, e você receberá uma mensagem informando para comparecer em um dos postos da Receita Federal para regularizar as informações.

É importante ressaltar que o número do CPF é único e definitivo. Sendo assim, é importante ter uma cópia do número para o caso de perda do antigo cartão, pois não será gerado um novo CPF, mas, sim, uma segunda via com o mesmo número.

Publicidade

Comente