O DRT é o registro profissional dos atores e demais artistas que desejam trabalhar profissionalmente na área de entretenimento e cultura. Porém, muitas dúvidas cercam esses profissionais no que diz respeito a esse registro. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito de como tirar DRT.

Como tirar DRT?

Para começar é importante saber que DRT não significa registro profissional, na verdade essa é a sigla da Delegacia Regional do Trabalho, órgão que concede o registro para os artistas. Este órgão pertence ao Ministério do Trabalho e tem como função anotar o seu número de registro profissional na sua carteira de trabalho.

Os profissionais que trabalham como atores técnicos de espetáculos e diversão precisam ter este número e também a carteira profissional na qual será registrado todos os seus trabalhos. A profissão de artista foi reconhecida pela Lei nº 6.533 / 1978. E para que seja possível obter o seu código de DRT é necessário ter um curso profissionalizante ou superior nessa área de atuação.

Os artistas podem ter feito cursos superiores na área artística que sejam reconhecidos pelo MEC ou mesmo cursos técnicos nessa área, mas que também tenham o reconhecimento pelo MEC. Ao contrário do que muitos pensam essa profissão exige muita seriedade e formação.

Com o seu diploma em mãos procure pela Delegacia Regional do Trabalho e faça o pedido do seu registro. Caso você já atue como ator ou em outra profissão do meio há bastante tempo e não tenha um curso pode pedir ao sindicato um Atestado de Capacitação Profissional para poder fazer o seu pedido de DRT.

Receba mais sobre "Como tirar DRT?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário