Saiba tudo o que é exigido por lei para tirar sua habilitação para dirigir ônibus e vans.

Hoje em dia uma boa forma de obter uma renda fixa ou alternativa é sendo motorista de ônibus ou vans e para que isso seja possível é necessário tirar a habilitação na categoria D.

Mas o que é preciso fazer para se tirar a habilitação na categoria D? Quais são as exigências por lei para conseguir essa habilitação?

Como tirar habilitação de ônibus

Este artigo vai apresentar tudo o que é exigido pela lei de trânsito para tirar a habilitação categoria D, que certifica os motoristas habilitados na categoria B a transitar nas rodovias e nas ruas de todas as cidades do Brasil dirigindo ônibus, micro ônibus e vans.

Para tirar carteira de habilitação de ônibus é preciso:

Ter pelo menos 2 anos de habilitação definitiva na categoria B

Apresentar a documentação necessária

Fazer os pagamentos das taxas

Fazer os exames médico e psicotécnico

Fazer aulas práticas

Ser aprovado no exame prático

Agora veja detalhadamente o que é preciso fazer para tirar sua habilitação de ônibus.

1º Apresentar a documentação necessária

Para tirar a habilitação de ônibus, categoria D, é preciso primeiramente procurar uma autoescola. A autoescola pedirá cópias de carteira de identidade, CPF, fotos 3×4, comprovante de endereço e cópia de sua habilitação com mais de 2 anos de permissão definitiva para dirigir . Após tudo apresentado, você terá que se dirigir ao departamento de trânsito de sua cidade para também apresentar essa documentação.

2º Fazer o pagamento das taxas

A primeira taxa a ser paga será a matricula da autoescola que gira em torno de 200 reais. Você terá que pagar ainda a taxa de exame médico e a taxa do exame psicotécnico que somado vai girar em torno de 150 reais. Além disso, o departamento de trânsito cobrará algumas taxas administrativas, e a autoescola cobrará as aulas práticas, sendo que em média a soma de todos os gastos vai girar em torno de R$ 1100.

3º Fazer os exames médico e psicotécnico

Após o pagamento de todas as taxas, a pessoa terá que se submeter ao exame médico que é composto de um exame de vista, e algumas perguntas relacionadas à pressão arterial, problemas cardiológicos e de audição. Após aprovação, um laudo médico é concedido para apresentação no departamento de trânsito. O exame psicotécnico é composto de uma prova relativa a figuras que devem ser completadas e a um exame de coordenação motora, que nada mais é que fazer uma sequência de riscos num papel para verificação. Após aprovação, também será gerado um laudo para apresentação no departamento de trânsito.

4º Ser aprovado nos exames práticos

Os exames práticos serão realizados num micro ônibus. O aluno terá 15 horas-aula para se adaptar com o novo veículo. Sendo que o percurso que será realizado é o mesmo que foi realizado no exame da categoria B. O aluno terá que fazer uma baliza, uma rama de frente e ré e todo o trajeto nas ruas onde são destinadas para este fim. Sendo descartada a necessidade de fazer aulas teóricas como na categoria B. Pois já se parte do pressuposto que o aluno já está ciente e ambientado com todas as leis e trânsito.

Essas são as dicas para tirar a habilitação de ônibus, sendo uma ótima alternativa para quem deseja possuir uma profissão.

Receba mais sobre "Como tirar habilitação de ônibus" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário