Como tirar manchas do rosto

São muitas as causas do surgimento de manchas na pele. Confira algumas dicas para fazê-las desaparecerem.

Os principais fatores determinantes das manchas na pele são a exposição excessiva ao Sol sem o uso correto do protetor solar, problemas hormonais, excesso de células mortas na superfície da pele, cravos e espinhas.

Publicidade

Se o problema é grave, um dermatologista é o profissional indicado para decidir o modo como tirar manchas do rosto. Mas se a mancha é leve e apareceu recentemente, algumas receitas caseiras podem trazer resultados positivos.

Experimente a máscara de argila verde (comprada em lojas de cosméticos) misturada a meia xícara de chá de alecrim, três colheres (de sopa) de óleo de amêndoas doces e uma colher (de sopa) de mel.

Bata os ingredientes no liquidificador, aplique em seguida.

Publicidade

A máscara de pepino também é indicada para manchas na pele. Para isto, você vai precisar de um pepino médio, duas claras de ovos e uma xícara (de chá) de leite de rosas.

É preciso bater as claras em neve (use a batedeira para facilitar o serviço). Acrescente o pepino e o leite de rosas, coe e aplique sobre a pele.

A terceira dica é a máscara de mamão papaia com alecrim. Você precisa da polpa de um mamão, três ramos de alecrim, um copo de iogurte natural desnatado e uma colher (de sopa) de aveia em pó. Misture bem a polpa, o iogurte e a aveia, aplique no rosto e cubra a máscara com as folhas de alecrim.

O tempo médio das aplicações é de 20 minutos. Em seguida, a máscara deve ser retirada com água fria, até ficar sem nenhum resíduo na pele.

Como funcionam os ingredientes?

A argila tem ação esfoliante e regula a produção sebácea.

O alecrim é analgésico, antisséptico, anti-inflamatório e refrescante.
O mel é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais. Nutre a pele e remove impurezas.
O ácido ascórbico contido no mel é antioxidante: previne rugas e linhas de expressão.
A clara de ovo é rica em albumina e tem efeito tensor.
O óleo de amêndoas corrige imperfeições da pele.
O pepino é rico em cálcio, fósforo, cloro e potássio e água. Hidrata e nutre a pele.
A vitamina C do mamão suaviza a pele.
A receita de mamão com alecrim é um peeling doméstico. Hidrata e retira células mortas.

Não existem fórmulas mágicas

Receitas caseiras funcionam principalmente em manchas recentes e de curta extensão. É preciso verificar o tipo de pele e checar possíveis alergias aos ingredientes.

Para a saúde da pele (e do corpo todo), o melhor é optar alimentação saudável e equilibrada, sono regular, vida ativa e exercícios físicos. Para doenças da pele, consulte um médico.

Publicidade

Comente