Conheça todos os passos de como proceder para tirar o seu CPF.

O CPF é o registro da pessoa física de cada brasileiro economicamente ativo. Cada contribuinte possui um documento, o qual garante seu cadastro. É um dos principais documentos para cidadãos brasileiros. Ao ser emitido, um CPF gera um número de onze algarismos, e os dois últimos dígitos são verificadores para evitar erros de digitação. Este número, mesmo no caso de se perder o cartão, não muda, sendo único para cada contribuinte.

Como tirar o CPF?

A maior parte das operações financeiras se dá com o número do cadastro de pessoa física em mãos, como para abrir uma conta em bancos, ou até na hora de se fazer compras em alguma loja ou para se cadastrar em alguns concursos públicos. Em suma, é o documento mais requisitado nesses tipos de transação. O CPF também pode estar anexado a diversos documentos, como a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e CNH. Quem gerencia e faz a manutenção desse extenso banco de dados é a Receita Federal.

Para tirar o CPF, é necessário ir até uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou dos Correios, preencher um formulário e pagar uma taxa de R$ 5,00. O requisitante ficará com o comprovante de inscrição e aguardará até que seu CPF fique pronto. Todos brasileiros natos, maiores de 16 anos podem requerer seu número de CPF, mas na verdade qualquer um pode pedir seu documento, mesmo com idade abaixo de 16. A única restrição nesse caso é que os pais ou responsáveis legais pelo menor assinem a ficha de inscrição.

No site você vai encontrar mais informações sobre como se tirar o CPF e também como fazer consultas para saber sua situação com a Receita Federal.

Receba mais sobre "Como tirar o CPF?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário