Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente

“Tire suas dúvidas e aprenda a fazer o uso correto da pílula anticoncepcional”.

Hoje em dia o controle de natalidade não feito e as mães estão dando a luz cada vez mais cedo. Isso poderia ser evitado se houvesse uma maior informações sobre os métodos contraceptivos existentes, que muitas vezes não são divulgados da forma adequada.

Publicidade

A eficácia

De todos os métodos, as pílulas anticoncepcionais é o mais eficaz, representando uma taxa de 99,9% de eficácia, sendo superior aos preservativos e a outros métodos ultra uterinos.

Qualquer mulher que não tenha dado a luza recentemente pode utilizar deste método. Esta eficácia está diretamente relacionada a quem seguir exatamente à risca a forma de usar. Outros fatores podem fazer esta eficácia diminuir, como é o caso de medicamentos e certos antibióticos, por isso, sempre converse com seu médico.

O que faz a pílula

Para engravidar, é necessário que ocorra a ovulação, portanto, sem ela não há gravidez e é isso que fazem as pílulas: suprimem a ovulação. Se você estiver certa de não querer um filho neste momento, pode fazer uso delas, tomando todos os dias, mesmo que não tenha relações sexuais diárias. Por não ser um método 100% eficaz, especialistas recomendam um outro método auxiliar, como o uso de preservativos.

Publicidade

Esqueci, e agora?

Muitas vezes, o pânico toma conta quando se esquece de tomar uma pílula. Mas se isso ocorrer, se acalme e no outro dia tome logo que se lembrar a que faltou e a do dia em seu horário normal. Nesse caso não é necessário um outro método contraceptivo, apenas tome a que faltou.

Agora se você esqueceu de tomar a pílula por 2 dias ou mais, você terá que tomar exatamente no seu horário padrão por 7 dias e procurar não ter relações sexuais nesse período ou se tiver, utilizar preservativo.

No caso da sua cartela ter menos de 7 comprimidos, abra uma nova embalagem e continue tomando para fechar os 7 dias. Fazendo isso, sua menstruação ficará desregulada. Agora se tinha 7 pílulas na cartela, continue tomando e faça a pausa normal.

Se você costuma esquecer seguidamente, entre em contato com o fabricante do seu anticoncepcional e verifique o que deve ser feito nesses casos e quais os métodos alternativos podem ser utilizados.

Parando de tomar a pílula

Se você decidiu engravidar, pode parar a qualquer momento, pois a fertilidade volta rapidamente.

Para trocar de método contraceptivo, o ideal é que você comece com o outro, antes mesmo de encerrar as pílulas, até que o novo método torne-se eficaz.

Publicidade

Comente