Como tornar a aula mais interessante

Entenda como alguns professores obtêm o mesmo sucesso que você obteria se usasse essas dicas.

Acontece, com frequência, um professor ter suas aulas cabuladas por alunos que as acham chatas, desinteressantes ou entediantes. Enquanto há professores que, além de conseguir silêncio e atenção, faz com que alguns alunos pensem: Não posso faltar hoje, a aula é de Maria e é muito boa!

Publicidade

Isso acontece por causa, não só da metodologia de ensino, como também pela maneira que o aluno é tratado. Se você for do tipo de professor que não dá atenção, não pode esperar que eles lhe dessem atenção.

Não foque apenas no quadro

Dar conteúdo é algo extremamente importante. É através dele que seus alunos irão estudar para prova e não vão ter a desculpa de que você não deu aquele assunto. Mas colocar o conteúdo no quadro e esperar que eles entendam algo só por ler aquilo ali…

Explique da forma mais clara possível, o que foi realmente o que você quis passar com aquilo ali. Se eles virem que você realmente tem interesse de ensinar, vão querer te dar mais atenção.

Publicidade

Faça da explicação uma conversa

No ponto de vista de uma aluna – esta que vos fala – os alunos prestam mais atenção se sentirem que não é uma aula qualquer. Que se não prestarem atenção, terão perdido alguma informação legal, por que, quando estamos conversando, é mais descontraído e interessante.

Não precisa fugir do foco, apenas imagine que você está conversando.

Não fique muito sério

Professores sérios demais passam mais medo do que respeito. As pessoas evitam aquilo que lhe dá medo, então não é necessário dizer o que vem depois.

Experimente brincar um pouco sobre o conteúdo, dizer que lembra alguém ou alguma coisa engraçada… Ajuda também comparar aquilo que você está explicando com alguma situação real.

Experimente pedir ajuda aos alunos

São eles que estão te ouvindo quase todos os dias, consequentemente, serão eles quem reconhece formas que você possa usar para tornar a aula melhor. Alguns alunos escolhem debates, trabalhos práticos e etc. Experimente ver o que eles acham e isso lhe irá ser bastante útil no fim das contas.

Observe os professores mais aceitos

Não há problema em querer aprender com quem sabe mais, então por que não descobrir com outro professor sobre como ele faz para prender a atenção dos alunos?

Geralmente este tipo de pessoa faz o que gosta e por prazer, coisa que facilita muito, mas ele não iria te negar algumas dicas sobre como agir.

Se estiver ao seu alcance e se ele permitir, experimente participar das aulas dele em um determinado dia, apenas para ver na prática e avaliar se o método dele te agrada ou não.

Não tenha uma resposta afiada

Na maioria dos casos, se o aluno questiona – mesmo que a resposta pareça óbvia – é porque ele realmente não entendeu. Muitos professores acham que estão gozando da cara deles e veem com três pedras na mão e ainda acham engraçado, mas essa atitude acaba inibindo o aluno que perguntou e aos próximos. Geralmente isso leva à consecutivas queixas “não fundamentadas” na diretoria. Todo professor deveria saber que cada pessoa tem uma maneira diferente de interpretação, uns mais do que os outros.

Conclusão

Cada professor possui um jeito especial de ter sua aula aplaudida. Uma boa gesticulação, timbre forte, clareza no modo de falar, brincadeiras e até mesmo uma dose de sarcasmo em relação ao conteúdo, os torna bem aceitos. Diante disso, espero que essas dicas tenha sido úteis – até um pouco esclarecedoras – para alguns. Na dúvida sobre a qualidade de sua aula, questione sempre os seus alunos.

Publicidade

Comente