Como tornar seu pet vegetariano

Sim, seu cãozinho pode se tornar vegetariano como você. Confira lendo o texto abaixo.

Muitos donos de animais de estimação e que fazem dieta vegetariana gostariam que seus pets seguissem o mesmo cardápio. O que antes poderia parecer apenas uma idéia remota, agora é real. Seu cãozinho pode sim adotar uma dieta vegetariana como a sua, desde que se tomem alguns cuidados especiais.

Publicidade

Cachorros têm mais facilidade para se tornarem vegetarianos, pois o organismo deles possui uma maior capacidade de adaptação em absorver os nutrientes dos vegetais. É importante consultar um veterinário que elabore um cardápio para compensar as limitações de uma dieta vegetariana.

Mas para os gatos as coisas não são assim tão fáceis. A razão de todas as dificuldades reside em que eles são carnívoros e não têm tanta facilidade para absorver os nutrientes de origem vegetal. Isso sem falar que eles sentem muita falta da carne. Além disso, a carência da taurina, um aminoácido que está presente somente nos peixes, aves e carne bovina, podem deixá-los cegos. Consulte um veterinário para saber qual a ração recomendada para seu bichano. De qualquer forma, converter gatos ao vegetarianismo não é muito aconselhado.

Há alguns alimentos que não devem ser oferecidos aos pets. Uva, passas, cebola, chocolate, macadâmia e pimenta podem causar diarréia, vômito e coceira constante. Quando a causa for alergia, o veterinário irá realizar uma série de exames para detectar quais os alimentos estão causando esses problemas no animal.

Publicidade

Confira abaixo a receita de um prato turbinado para deixar seu bichinho bem saudável e satisfeito. Anote:

Você vai precisar de 2 xícaras de levedura de cerveja em pó, 1 xícara de grânulos de lecitina, ¼ de xícara de pó de fucus, 2 colheres de sopa de pó de casca de ovo e ¼ de colher de chá de ascorbato de sódio (opcional).

Como fazer: misture todos os ingredientes e salpique sobre a comida fria, já que o calor elimina as propriedades nutricionais. A medida é:

– Cães pequenos: 1 colher rasa de café;

– Cães de porte médio: 1 colher rasa de chá;

– Cães grandes: 1 colher rasa de sobremesa.

Todos esses ingredientes são encontrados em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação, desde que com prescrição veterinária. Depois que for introduzida a nova dieta, inclua na rotina do animal exames clínicos periódicos para prevenção de anemias, baixos índices de proteína, elevação do pH urinário ou qualquer outra alteração que venha a ocorrer.

Dê ao seu fiel companheiro tudo de bom que ele merece.

Publicidade

Comente