Como tornar suas plantas saudáveis

Conheça dicas práticas para deixar suas plantas saudáveis e viçosas.

Um jardim ou vaso bonito tem o seu valor. Quem gosta do verde, sabe como é importante cuidar bem das suas plantinhas para que elas sempre estejam viçosas e com saúde.

Para muita pessoas estar em meio ao verde, colocar as mãos na terra ou simplesmente regar plantas e flores é uma excelente terapia. As dicas a seguir são bem interessantes e até inusitadas. Vale a pena pegar papel e caneta e anotar. Confira:

Publicidade

CRESCIMENTO SAUDÁVEL

Para suas plantas crescerem com saúde, adquira farinha de peixe, de osso ou torta de mamona. Apenas uma colher de sopa misturada à terra fará toda a diferença no crescimento. O único cuidado que você deve ter é afastar os pets dos vasos ou do jardim, pois estes produtos são tóxicos.

ADEUS, FORMIGAS

Se as formigas são uma constante no seu jardim, aqui segue uma dica excelente para afastá-las das suas plantas. Formigas não suportam boldo. Basta colocar um vaso da erva entre os outros vasos ou espalhar folhas de boldo nas proximidades. É tiro e queda.

Publicidade

CANELA

Esta dica é para quem tem orquídeas em casa. Colocada diretamente na terra ajuda a deixar as flores viçosas. A medida é uma colher de chá de canela. Borra de café na mesma medida tem o efeito igual.

LAVANDA

A lavanda possui um aroma delicioso e é muito usada na fabricação de aromatizantes de ar e sachês. Você pode cultivá-la também. A lavanda se dá bem em solos arenosos e adora sol. Capriche nos cuidados e tenha flores o ano inteiro.

TERRA DO VASO

Não é nada bom a terra do vaso ficar exposta à chuva e ao sol. Os nutrientes se perdem e a umidade da terra é quase toda evaporada. A solução é proteger a terra com grama, pedrisco ou pedras.

HORTA

Há pessoas que cultivam e amam tanto a sua horta que têm pena de colher as frutas e verduras que nascem ali. O conselho é colha sim! Os produtos cultivados por você estão livres de agrotóxicos e com certeza são bem mais saudáveis que aqueles que o supermercado vende.

CASCA DO OVO

Depois de descascar o ovo, não o jogue fora de jeito nenhum. Coloque-as secas dentro do liquidificador, bata e lance um punhadinho na terra uma vez por semana. As cascas possuem cálcio e conferem às violetas e samambaias, por exemplo, mais viço e cor.

BANHEIRO

Quem curte plantas dentro do banheiro como decoração, a melhor escolha fica para a chamaedorea e o antúrio. Ambas se dão bem na umidade, ao contrário de outras que por causa do calor do chuveiro podem até morrer.

POUCA ILUMINAÇÃO

Se no seu lar bate pouco sol, adote orquídeas, principalmente as de flores brancas. Elas amam a sombra e costumam florescer no inverno.

CARVÃO

As cinzas do carvão são ótimas para deixar as plantas mais fortes e combativas contra pragas e doenças. Depois do churrasco, jogue as cinzas na terra e garanta flores, frutos e folhas mais bonitos e fortes. Recomenda-se usar uma vez por semana, na quantidade que você desejar.

Publicidade

Comente